Obtenha os gráficos de f que revelem todos os aspectos importantes da curva. Estime os intervalos de crescimento e decrescimento, valores extremos, intervalos de concavidade e pontos de inflexão, e use o calculo para achar essas quantidades exatamente.

f x = 8 x 3 - 3 x 2 - 10

Passo 1

Fala aí! tudo certinho?

Nesse problema foi dada a função

f x = 8 x 3 - 3 x 2 - 10

E nosso objetivo é plotar os gráficos de f ' e f ' ' para determinar os intervalos de crescimento e decrescimento, os valores extremos, os pontos de inflexão e os intervalos de concavidade.

Parece complicado?

A partir do gráfico de f ' podemos obter os pontos críticos, quando f ' = 0 , e os intervalos de inclinação de f ... quando f ' > 0 a inclinação de f é crescente e quando f ' < 0 a inclinação de f é decrescente.

A partir do gráfico de f ' ' podemos obter os intervalos de concavidade... quando f ' ' > 0 a concavidade de f é para cima e quando f ' ' < 0 a concavidade de f é para baixo. Além disso, os pontos de inflexão são obtidos quando temos f ' ' = 0 .

Para determinar os pontos extremos, pegamos os pontos críticos f ' = 0 e aplicamos em f ' ' , se no ponto x = a f ' ' > 0 , significa que o ponto é de mínimo e se f ' ' < 0 o ponto é de máximo.

Sacou? Bora começar!

Passo 2

Vamos começar calculando as derivadas de f ...

f x = 8 x 3 - 3 x 2 - 10

Como f é um polinômio, vamos aplicar a regra da potência.

f ' x = 3 8 x 3 - 1 - 2 3 x 2 - 1 - 10 0

f ' x = 24 x 2 - 6 x

Agora vamos aproveitar para calcular a segunda derivada pelo mesmo método...

f ' ' x = 2 24 x 2 - 1 - 6 x 1 - 1

f ' ' x = 42 x - 6

Tranquilo até aqui?

Passo 3

Agora vamos começar nossas análises...

Vamos usar uma ferramenta gráfica para plotar f ' ...

f ' x = 24 x 2 - 6 x

Como discutimos no passo 1, quando f ' = 0 temos pontos críticos que podem ser pontos extremos...

Nesse caso vemos que em x = 0 e em x = 0,25 f ' cruza o eixo x , então esses são os pontos críticos de f que depois vamos analisar.

Outra coisa que podemos observar é que quando f ' < 0 a função f é decrescente, ou seja, quando 0 < x < 0,25 . Já quando x < 0 e em x > 0,25 a função f ' > 0 , logo, f é crescente...

Show?

Passo 4

Agora vamos plotar o gráfico e f ' ' ...

f ' ' x = 42 x - 6

Aqui podemos concluir que quando f ' ' < 0 a função f possui concavidade voltada para baixo, ou seja, isso ocorre em x < 0,14 e para x > 0,14 a função f possui concavidade voltada para cima.

f ' ' cruza o eixo x em 0,14 como vemos no gráfico, então aqui temos um ponto de inflexão.

No passo anterior vimos que em x = 0 e x = 0,25 temos pontos críticos e aqui vemos que em x = 0 f ' ' < 0 , logo, x = 0 é um ponto de máximo de f . Já em x = 0,25 temos que f ' ' > 0 , logo, nesse ponto temos um mínimo em f .

Maravilha!

Passo 5

Por fim, vamos plotar o gráfico de f para conferir os dados que acabamos de encontrar.

f x = 8 x 3 - 3 x 2 - 10

Confirmando os quesitos discutidos nos passos anteriores, vemos que f possui concavidade para baixo em x < 0,14 e para cima em x > 0,14 e em x = 0,14 temos um ponto de inflexão já que é o ponto onde a concavidade muda.

Além disso em x = 0 temos um ponto máximo e um ponto de mínimo em x = 0,25 e no intervalo 0 < x < 0,25 a função é decrescente e em x < 0 e x > 0,25 a função é crescente.

E aí! o que achou? Responde Aí!

Resposta

f possui concavidade para baixo em x < 0,14 e para cima em x > 0,14 e em x = 0,14 temos um ponto de inflexão já que é o ponto onde a concavidade muda.

Além disso em x = 0 temos um ponto máximo e um ponto de mínimo em x = 0,25 e no intervalo 0 < x < 0,25 a função é decrescente e em x < 0 e x > 0,25 a função é crescente

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Use os guias desta seção para traçar a curva.y = (1)/(x) + ln x
Use o roteiro dessa seção para esboçar a curva. y = 8 x 2 - x 4
Use os guias desta seção para traçar a curva. y = x 3 + 3 x 2
Use os guias desta seção para traçar a curva.y = e^(arctan x)
Use os guias desta seção para traçar a curva. y = csc ⁡ x - 2 sen ⁡ x , 0xπ