Resolva o Exercício 16, se os dois planos estiverem em lados diferentes opostos em relação ao centro da esfera, mas todos os demais permanecem os mesmos.

Passo 1

A questão é semelhante a anterior, porém com essa diferença dos lados dos planos, será que terá diferença???

Sim e será somente nos limites de integração! Vamos lá!

Vamos sempre pensar numa esfera como a parte interna da circunferência rotacionada em torno de algum dos eixos, isso vai nos ajudar a visualizar melhor! Ver em ( x , y ) é muito melhor do que em ( x , y , z ) !

Não sabia da informação que falei? Agora já sabe, não da mole nisso!

Para efeito de facilitar o nosso trabalho iremos admitir o centro da circunferência e consequentemente da esfera no seu centro, então a equação dessa circunferência de raio 10 será isso aqui ó:

x 2 + y 2 ≤ 100

Isolaremos o y , pois vamos fazer a circunferência rotacionar no eixo x .

y 2 ≤ 100 - x 2

Passo 2

Lembra quais os limites de integração, aqueles números pequenos em cima da integral. Então para calcularmos o volume da esfera, utilizaríamos o intervalo de - r a r , em que r é o raio e faríamos a integral abaixo:

V = ∫ - r r f 2 ( x ) d x

Na nossa questão seria de - 10   a   10 , mas tem dois planos paralelos de lados opostos em relação que cortam essa esfera. E agora?? Calma! Faremos um esboço do desenho!

Informação importante é que estão em lados opostos do centro!

Obs: Imagem meramente ilustrativa, tipo hambúrguer de lanchonete, não está nas abscissas certinhas!

Passo 3

Falamos la no início que iríamos considera o centro como ( 0,0 ) . Ora! Como o centro e o primeiro plano estão do mesmo lado e possuem uma distância igual a 1. Podemos afirmar que o primeiro plano possui abscissa igual a -1, o sinal vai ser bem importante!

Já o segundo plano tem uma distância de 6 , mas de quem?? Da circunferência ou do outro plano? Aaaa, já matou né! É do outro plano então tem abscissa de 5, pois é a abscissa do primeiro plano mais a distância, mas lembra que a abscissa é negativa do primeiro plano!

Agora vamos partir para a integral! Com o limite de integração de - 1 a 5 hein!

V = π ∫ - 1 5 100 - x 2 d x = π ∫ - 1 5 100 d x - ∫ - 1 5 x 2 d x = π 100 x 5 - 1 - x 3 3 5 - 1 = 558 π

Resposta

V = 558 π

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A região delimitada pelas curvas dada é girada em torno do eixo especificado. Ache o volume do sólido resultante por qualquer método.y - x 2 = 1y = 2 ,e mt o r n od oe i x oy
Se a região mostrada na figura for girada em torno do eixo y para formar um sólido, use a regra do ponto médio, com n = 5 para estimar o volume do sólido.
Considere T a região triangular com vértices 0,0 ,0,1 e( 1,2 ) e considere V o volume do sólido obtido quando T é girado em torno da reta x = a , onde a1 . Expresse a em termos de V .
Use um gráfico para estimar as coordenadas de x dos pontos de interseção das curvas dadas. Então use essa informação para estimar o volume do solido obtido pela rotação ao redor do eixo y da região li
A região limitada pelas curvas dadas é girada ao redor dos eixos especificados. Ache o volume do solido resultante por qualquer método y = x 2 - 3 x + 2 , y = 0 ; ao redor do eixo x