Enunciado
Cálculo - Cálculo - 12ª Edição - Maurice D. Weir e Joel Hass (George B. Thomas)- Ed: 12º - Capítulo 9.2 - Ex. 16
Resolva os problemas de valor inicial nos Exercícios 15-20:
Passo 1
A EDO em questão e do tipo linear. Essa tem um formato de:
Para resolver essa questão temos que calcular primeiro o fator integrante dado por:
Passo 2
Vamos reescrever a expressão do problema da seguinte forma:
Com as expressões acima podemos resolver a EDO. Vamos aqui nomear na nossa equação cada termo das expressões do passo 1.
=
Passo 3
Calculando o fator integrante temos:
ou
devido a relação:
Passo 4
Agora iremos multiplicar a EDO em ambos os lados pelo fator integrante, e depois iremos integrar ambos os lados pela diferencial dt:
Podemos reescrever essa parte como:
Integrando em ambas as partes:
Passo 5
Aplicando as condições de contorno, , temos que:
Resposta
Então o resultado será:
Exercícios de Livros Relacionados
Uma força eletromatriz. E t = 120 ,0 ≤ t ≤ 20 0 ,t20 É aplicada a um circuito L-R em série no qual a indutância é de 20 henrys e a resistência, 2 ohms. Encontre a corrente i ( t ) se i 0 = 0 .
Resolva o problema 23 supondo que a solução seja drenada a uma taxa de 10 litros por minuto. Quando o tanque estará vazio?
Um tanque contém 500 litros de água pura. Uma solução salina contendo 2g de sal por litro é bombeada para dentro do tanque a uma taxa de 5 litros por minuto. A mistura é drenada à mesma taxa. Encontre
Uma força eletromotriz (fem) de 30 volts é aplicada a um circuito em série L-R no qual a indutância é de 0,5 henry e a resistência, 50 ohms. Encontre a corrente i ( t ) se i 0 = 0 . Determine a corren
Uma força eletromotiva de 100v o l t s é aplicada a um circuito R-C em série no qual a resistência é de 200 ohms e a capacitância, 10 - 4f a r a d . Encontre a carga q ( t ) no capacitor se q 0 = 0 .