O que são escoamento, circulação e fluxo?

Passo 1

Saaaalve, tranquilo? Vamos lá resolver mais uma questão juntos?! 😊

Você sabe definir o que é correnteza, circulação e fluxo?Quer saber as respostas? Acompanhe a explicação!

Passo 2

Vamos supor que F representa um vetor de campo velocidade de um fluido através de uma região no espaço, como por exemplo, a câmara de uma turbina. Então, nessas circunstâncias, a integral F * T ao longo da curva na região dará a correnteza do fluido ao longo da curva.Assim, a definição é: se r ( t ) é uma curva suave parametrizada C no domínio de um campo vetorial constante F , a correnteza da curva de A = r ( a ) até B = r ( b ) será definida por:

int_C F * T d s

A integral nesse caso é chamada de integral correnteza. Se a curva por sua vez terminar no mesmo ponto em que começou, ou seja, A = B , temos então o que chamamos de circulação.Quando queremos calcular a taxa na qual um fluido entra ou sai de uma região, temos que calcular uma integral de linha sobre C de F * n e o componente escalar do campo velocidade na direção de saída para a qual o vetor normal aponta. O valor dessa integral é chamado de fluxo.Assim, a integral que define o fluxo através C é: int_C F * n d s , sendo n o vetor unitário de saída normal em C .

Resposta

Resposta nos passos.

Exercícios de Livros Relacionados

f ( x , y ) = x^2 - y , C : x^2 + y^2 = 4 no primeiro quadrante entre ( 0,2 ) e ( sqrt(2) , sqrt(2) )
Massa de um fio Encontre a massa de um fio que se encontra ao longo da curva r(t) = (t2 – 1)j + 2tk, 0 ≤ t ≤ 1, se adensidade for d = (3/2)t
f ( x , y ) = x + y , C : x^2 + y^2 = 4 no primeiro quadrante entre ( 2,0 ) e ( 0,2 )
Momento de inércia de uma argola de arame Uma argolade arame circular com densidade constante d encontra-se aolongo da circunferência x2 + y2 = a2 no plano xy. Encontre omomento de inércia da argola e
Encontre a área de um lado da “parede” de pé ortogonalmentesobre a curva 2x + 3y = 6, 0 ≤ x ≤ 6, e abaixo da curva na superfície ƒ(x, y) = 4 + 3x + 2y.