Siga as instruções do exercício 1 (a) mas use x 1 = 1 como ponto inicial de aproximação para encontrar a raiz r.

Passo 1

Fala aí, tudo belezinha com você?

Bom, essa questão fala pra gente seguir as instruções do exercício anterior para encontrar a raiz s no gráfico dado por:

Teremos que supor que seja usado o método de Newton para aproximar a raiz s da equação  

f   x = 0

Mas agora usando

x 1 = 1

como aproximação inicial.

O que teremos que fazer aqui desenhar as tangentes que são usadas para encontrar x 2 e x 3 , e estime os valores numéricos de x 2 e x 3 .

Para isso, precisamos lembrar que no método de Newton vamos considerar uma reta tangente L à curva da função no ponto x 1 ,   f x 1 .

Depois devemos procurar a interseção de L como o eixo x , que será chamada de x 2 e verificar o quão próximo x 2 está da interseção r da curva com o eixo x .

Para encontrar x 2 , podemos fazer:

x 2 = x 1 - f x 1 f ' x 1

Depois, repetimos o processo, usando x 2 como uma segunda aproximação, fazendo:

x 3 = x 2 - f x 2 f ' x 2

E podemos repetir o processo quantas vezes for necessário. De modo geral, fazendo

x n + 1 = x n - f x n f ' x n

E se x n ficar cada vez mais próxima da raiz r de nossa curva à medida que n cresce, fizemos que a sequência converge para r .

Assim:

lim n → ∞ ⁡ x n = r

Perfeito.

Então, vamos nessa.

Passo 2

Pelo gráfico dado, devemos traçar uma tangente quando x 1 = 1 , isto é, no sexto quadrado. Onde a reta tocar no eixo x será nosso x 2 .

Pelo gráfico acima, podemos estimar que x 2 = 3,2 .

A partir de x 2 traçamos uma vertical para encontrar o ponto da curva que representa f ( x 2 ) . A partir deste ponto, traçamos uma nova tangente, assim como o feito no passo anterior.

Pelo gráfico, podemos estimar que a tangente cruza o eixo x em x 3 ≈ 2,6 .

E essas são nossas estimativas, como não conhecemos a função que modela esse gráfico.

Resposta

x 2 = 3,2 .

x 3 ≈ 2,6 .

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

24 . Uma estimativa anual da população da Bélgica, P (em milhares), de 1992 a 2000 é mostrada na tabela a seguir.Encontre a taxa média do crescimento. ( i ) de 1992 a 1996 ( i i ) de 1994 a 1996 ( i i
Para a função f cujo gráfico é está ilustrado no Exercício 1, disponha os seguintes números em ordem crescente e explique seu raciocínio 0 , f ´ 2 , f 3 - f 2 , 1 2 f ( 4 ) - f ( 2 )
12. Seja g ( x ) = tan ⁡ x . Estime o valor de g ´ π 4 de duas maneiras:(a) Use a Definição 2 e tome os valores sucessivamente menores de h .(b) Dê um zoom sobre o gráfico de y = tan ⁡ x e estime a su
Uma partícula move-se ao longo de uma reta com equação do movimento s = f ( t ) , onde s é medido em metros e t em segundos. Encontre a velocidade quando t = 2 s .25. f ( t ) = t 2 - 6 t - 5
9.(a) Se F ( x ) = x 3 - 5 x + 1 , encontre F ' ( 1 ) e use-o para achar uma equação da reta tangente à curva y = x 3 - 5 x + 1 no ponto ( 1 , - 3 ) (b) Ilustre a parte (a) fazendo o gráfico da curva