Se ∑ a n for convergente e ∑ b n , divergente, mostre que a série ∑ a n + b n é divergente. [Sugestão: Argumente por contradição.]

Passo 1

Fala, meus amigos!

Então, galera...Eu não sei vocês, mas pra mim parece meio óbvio o que devemos provar. Se eu somar algo que vai para o infinito (e além) com algo que tende a uma constante, obviamente essa soma também irá para o infinito, certo?

Beleza...Mas....Como provar isso? Como usar a tal sugestão de argumentar por contradição?

Bom, argumentar por contradição nada mais é que um método lógico usado para provar que uma afirmação é verdadeira, mostrando que a suposição contrária leva a uma contradição lógica.

Basicamente assumimos uma hipótese contrária a que estamos procurando provar e no final vamos perceber que aquilo não faz sentido, é absurdo, contraditório, o que implica que a afirmação original deve ser verdadeira.

Passo 2

Vamos definir nossa hipótese inicial:

Bom...Sabemos que, se 2 séries (Got e TBBT) ∑ a n e ∑ b n são convergentes, então ∑ a n + b n também será. E é aí que aproveitamos a perspicácia do nosso mascote Dexter...

Vamos fazer o seguinte....Já sabemos que ∑ a n é uma série convergente. Vamos assumir, por um instante, que ∑ a n + b n seja uma série convergente.

∑ a n + ∑ b n = ∑ a n + b n

Passo 3

Para finalizar, vamos entender se essa hipótese faz sentido ou se é absurda:

Agora vamos isolar o ∑ b n . Vamos que ali dentro da soma ∑ ( a n + b n ) - a n nossos dois termos a n vão se cancelar. Entãããooo, pelo que acabamos de dizer:

∑ a n + b n ⏟ c o n v e r g e n t e - a n ⏟ c o n v e r g e n t e = ∑ b n ⏟ D I V E R G E N T E ‼ !  

Como ∑ b n convergente pode ser igual a ∑ b n divergente? Como acabamos de perceber, provamos, por absurdo que é impossível que ∑ a n + b n seja uma série convergente, sendo portanto, uma série divergente.

Resposta

Demosntração feita na resolução.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Encontre as somas das séries nos Exercícios 19-2420. ∑ n = 2 ∞ - 2 n ( n + 1 )
Encontre as somas das séries nos Exercícios 19-2421. ∑ n = 1 ∞ 9 ( 3 n - 1 ) ( 3 n + 2 )
Encontre as somas das séries nos Exercícios 19-2422. ∑ n = 3 ∞ - 8 ( 4 n - 3 ) ( 4 n + 1 )
Utilize o resultado do Exercício 91 para mostrar que 1 + ∑ n = 2 ∞ 1 n ln ⁡ n diverge.
Suponha que a 1 ,a 2 ,a 3 ,. . . ,a n são números positivos satisfazendo as seguintes condições: i) a 1 ≥a 2 ≥a 3 ≥ … ; ii) a série a 2 + a 4 + a 8 + a 16 + … diverge. Mostre que a série a 1 1 + a 2 2