Suponha que uma população cresça de acordo com o modelo logístico com capacidade de suporte e por ano.
(a) Escreva a equação diferencial logística para esses dados.
(b) Desenhe um campo de direções (à mão ou com um sistema de computação algébrica). O que ele lhe diz sobre as curvas solução?
(c) Use o campo de direções para esboçar as curvas solução para as populações iniciais de e . O que você pode dizer sobre a concavidade dessas curvas? Qual o significado dos pontos de inflexão?
(d) Programe uma calculadora ou um computador para usar o método de Euler com passo para estimar a população depois de anos se a população inicial for .
(e) Se a população inicial for , escreva uma fórmula para a população depois de anos. Use-a para calcular a população depois de anos e compare com sua estimativa na parte (d).
(f) Trace a solução da parte (e) e compare com a curva solução que você esboçou na parte (c).
Passo 1
(a) Hey, galera! Vamos relembrar a forma da equação logística:
Então é substituir e a capacidade de suporte , beleza?
Então essa aí é a nossa equação logística!
Passo 2
(b) Agora vamos desenhar um campo de direções pra essa equação:
Olha que interessante, se você começar a seguir qualquer dessas setas, vai acabar parando no mesmo lugar, que é . Então isso nos diz que todas as soluções não nulas da equação diferencial se aproximam de uma solução de equilíbrio, quando
Passo 3
(c) Agora vamos esboçar algumas curvas solução, ok?
Repare uma coisa. Qualquer parte de qualquer curva que esteja abaixo de um certo por volta de tem concavidade voltada para cima. E acima desse mesmo , a concavidade fica pra baixo.
E esse tal ponto por volta de é justamente um ponto de inflexão. Isso significa que se a população estiver menor do que , a tendência é que a taxa de crescimento vá aumentando até chegar em E se passar desse ponto, a taxa de crescimento começa a diminuir. Não é que a população passa a diminuir, mas começa a crescer com menos velocidade, tá legal?
Passo 4
(d) Se programarmos um computador para usar o método de Euler com passo para estimar a população depois de anos, dado que a população inicial seja , obteremos o seguinte resultado:
Passo 5
(e) Galera, aqui a gente tem que escrever uma fórmula E como a gente consegue isso? Resolvendo a equação logística que a gente montou no item (a) !
Você pode escolher resolver essa equação específica ou recorrer à formula de para modelo logístico (que foi obtida resolvendo essa mesma equação logística, mas no caso geral) :
No nosso caso, temos e , então:
Agora vamos calcular a população depois de anos:
Arredondando para o inteiro mais próximo, tanto a resolução direta da equação diferencial quanto o método de Euler nos forneceram Beleza, pessoal?
Passo 6
(f) Agora vamos traçar o gráfico para a solução referente a :
Compara com a curva que a gente já esboçou, não é muito semelhante?
Resposta
(a)
(d)
(e)