Enunciado

Suponha que f e g sejam funções, tais que f ' x = 1 x e f ∘ g x = x . Prove que se g ' ( x ) existir, então g ' x = g ( x ) .

Passo 1

Essa é uma questão teórica de aplicação da regra da cadeia. O enunciado fornece várias informações e pede para usarmos ela para mostrarmos algo.

São dadas duas funções (que vamos supor deriváveis) tais que

f ' x = 1 x     e     f g x = x

Precisamos usar essas informações para provar que g ' x = g ( x ) .

Passo 2

Como a seção é sobre regra da cadeia, vamos tentar usá-la para resolver o problema. Onde temos uma função composta para usar a regra da cadeia?

f g x = x

Vamos aplicar a regra da cadeia nessa equação:

f g x ' = x ' ⇒ f ' g x ⋅ g ' x = 1

Mas como f ' x = 1 / x , temos que

f ' g x = 1 g ( x )

Passo 3

Mas como f ' x = 1 / x , temos que

f ' g x = 1 g ( x )

Assim,

1 g ( x ) ⋅ g ' x = 1 ⇒ g ' x = g ( x )

Provamos o que a questão pede!

Resposta

Demonstração.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Considere a função f cujo gráfico está na figura abaixo. Calcule d d x x + f xx = - 1
A figura abaixo mostra o gráfico da pressão atmosférica p (libras/pol²) versus a altitude h (milhas) acima do nível do mar. A partir do gráfico e da reta tangente em h = 2 mostrados no gráfico, estime
A força F (quilogramas) agindo em um ângulo θ com a horizontal necessária para arrastar, ao longo da superfície horizontal a uma velocidade constante, um caixote que pesa W quilos é dada por F = μ W c
Seja f x = x 2 sin ⁡ 1 x ,x ≠ 0 0 , x = 0 Mostre que f é contínua em x = 0 . Use a definição 2.2 . 1 para encontrar f ' 0 . Encontre f ' x para x ≠ 0 . Mostre que f ' não é contínua em x = 0 .
Seja f x = x sin ⁡ 1 x ,x ≠ 0 0 ,x = 0 Mostre que f é contínua em x = 0 . Use a definição 2.2.1 para mostrar que f ' 0 não existe. Encontre f ' x para x ≠ 0 . Determine se lim x → 0 ⁡ f ' x existe.