Enunciado
Cálculo - Boyce - Equações Diferenciais - Ed: 10º - Capítulo 2.3 - Ex. 6-c
6. Suponha que um tanque contendo determinado líquido tem uma saída próxima do fundo. Seja h(t) a altura da superfície do líquido acima da saída no instante t. O princípio de Torricelli2 diz que a velocidade υ do fluxo na saída é igual à velocidade de uma partícula em queda livre (sematrito) caindo da altura h.
(a) Mostre que υ = em que g é a aceleração da gravidade.(b) Igualando a taxa de saída à taxa de variação de líquido no tanque, mostre que h(t) satisfaz a equação
em que A(h) é a área da seção reta do tanque na altura h, e a é a área da saída. A constante α é um coeficiente de contração responsável pelo fato observado de que a seção reta do fluxo(suave) de saída é menor do que a. O valor de α para a água é aproximadamente 0,6.
(c) Considere um tanque de água em forma de um cilindro circular reto 3 metros acima da saída. O raio do tanque é 1 m e o raio da saída circular é 0,1 m. Se o tanque estiver inicialmente cheio de água, determine quanto tempo vai levar para esvaziar o tanque até o nívelda saída.
Passo 1
Vamos usar a equação do item b) para solucionar nossa problema
E para ficar mais fácil, vamos usar os dados do enunciado dentro da equação
Assim nossa equação fica
Olha como ficou uma equação separável linda!!! Muito mais fácil de se revolver que antes
Passo 2
Vamos separar as variáveis da equação de cima
Integrando em ambos os lados temos
Passo 3
Vamos usar os dados de contorno para encontrar c
Assim nossa equação fica
Queremos agora saber t para que
A unidade de tempo é segundo porque a gravidade calculamos em logo a resposta do tempo segue a da aceleração. Terminamos por aqui. Te vejo na próxima resolução
: )