Suponha que f^' (x) = 2 x para todo x. Determine f ( 2 ) se f (0) = 0 .

Passo 1

A derivada da nossa função tem valor igual a 2 x para todo x, queremos saber o valor de f ( 2 ) no caso da nossa condição inicial ser nula. Primeiramente para sabermos o valor de f ( 2 ) precisamos saber quem é nossa f ( x ) para, assim, substituirmos o valor 2 e descobrirmos o que a questão deseja.

Passo 2

Como consequência direta do teorema do valor médio temos um corolário que diz que se encontrarmos uma função g (x) tal que g^' (x) = f ' ( x ) para todo valor de x em um intervalo, então, existe uma constante C tal que f (x) = g (x) + C para qualquer x e é exatamente por aqui que começaremos a resolver o problema.

Tomando uma função g (x) = x^2 percebemos que g^' (x) = 2 x que possui uma derivada idêntica a de f ' ( x ) .

Passo 3

Tendo em vista que f^' (x) = g^' (x) -> f (x) = g (x) + C . Sendo assim, aplicaremos a condição inicial que diz que f (0) = 0 , e n t ã o :

f (0) = g (0) + C

0 = 0 + C

:. C = 0 .

Passo 4

Sendo assim, f (x) = x^2 para o problema, então, para sabermos quanto vale f (2) , basta substituirmos x por 2 na equação:

f (2) = 2^2

f (2) = 4

Resposta

f (2) = 4

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Mostre que, em algum momento durante uma viagem de automóvel de 2 horas, o velocímetro marcava o valor equivalente à velocidade média da viagem.
Um atleta percorreu as 26,2 milhas da maratona de Nova York em 2,2 horas. Demonstre que em pelo menos duas ocasiões o maratonista correu a exatas 11m i l h a s / h o r a , supondo que as velocidades i
Relatos antigos contam que um trirreme (navio antigo de guerra grego ou romano), com 170 remos, certa vez percorreu uma distância de 184 milhas náuticas em 24 horas. Explique por que em algum momento
Na Lua, a aceleração da gravidade é de 1,6 m s 2 . Se uma pedra cair em uma fenda, qual será a sua velocidade, imediatamente antes de atingir o solo, 30 segundos mais tarde?
O Exercício fornece a velocidade v= d s d t e a posição inicial de um corpo que se desloca ao longo de uma reta coordenada. Determine a posição do corpo no instante t para o seguinte caso: v= 2 π * c