Trocoides - Uma roda de raio a rola ao longo de uma reta horizontal sem deslizar. Encontre equações paramétricas para a curva traçada por um ponto P em um raio da roda a b unidades de seu centro. Como parâmetro, utilize o ângulo u através do qual a roda gira. A curva é chamada de trocoide, que é uma cicloide quando b = a .

Passo 1

Fala pessoal, tudo certinho? vamos responder mais uma questão, então prepara o material e vamos responder!!

O objetivo deste exercício é usar a descrição textual do trocóide para encontrar as equações paramétricas desta curva. Uma informação chave que podemos usar é que a ciclóide é um caso especial da trocóide. Isso pode nos ajudar a visualizá-lo melhor e talvez possamos usar uma abordagem semelhante.

Primeiro, vamos tentar estabelecer alguns limites para x e y . Como a roda continua girando no sentido positivo do eixo horizontal, esperamos que x continue aumentando. No entanto, a coordenada vertical dos pontos da curva será limitada pelo fato de que os pontos da curva podem desviar verticalmente no máximo por b unidades do centro da roda, cujo raio é a . Portanto, o valor da coordenada y   será no máximo a + b e no mínimo a - b .

Passo 2

Agora que essas considerações básicas estão fora do caminho, passamos a uma análise mais precisa. Seja P um ponto no trocóide. Como mencionado, θ denota o ângulo pelo qual a roda gira (quando derivamos as equações para a cicloide, denotamos esse ângulo por t ). Se C é o centro da roda, suas coordenadas serão

a θ , a

O ponto P está a uma distância de b unidades de C . Se colocarmos uma linha passando por C que é paralela ao eixo x , e uma linha passando por P que é paralela ao eixo y, elas se interceptarão em algum ponto D , e o triângulo C D P é um triângulo retângulo cuja hipotenusa é C P , cujo comprimento é b . Seja α o ângulo desse triângulo cujo vértice é C .

Sabendo que θ + α = 3 π 2 (no caso da ciclóide, temos uma notação diferente, os ângulos em questão eram t e θ , com isso, t + θ = 3 π / 2 ).

Se conseguirmos expressar o comprimento dos catetes em termos de θ (e prestar atenção às suas direções, para que alguns sinais de menos possam ocorrer) nosso trabalho está feito, pois adicionaremos esses comprimentos às coordenadas do centro para obter as coordenadas de P.

Passo 3

Das definições das funções trigonométricas, temos que

sen ⁡ α = P D C P = P D b   e cos ⁡ α = C D C P = C D b

Com isso, nós obtemos que

P D = b sen ⁡ α   e   C D = b cos ⁡ α

C D é o que precisamos adicionar à coordenada x de C para obter a coordenada x de P , e P D é o que precisamos adicionar à coordenada y de C para obter a coordenada y de P .

Concluímos que para um ponto arbitrário P ( x , y ) no trocóide

x = a θ + b cos ⁡ α ,   y = a + b sen ⁡ α

Agora, resta apenas expressar cos ⁡ α e sen ⁡ α em termos de funções trigonométricas de θ .

Como θ + α = 3 π / 2 obtemos

cos ⁡ α = cos ⁡ 3 π 2 - θ = - sen ⁡ θ

sen ⁡ α = sen ⁡ 3 π 2 - θ = - cos ⁡ θ

Por fim, concluímos que as equações paramétricas do trocóide são:

x = a θ - b sin ⁡ θ ,   y = a - b cos ⁡ θ

Resposta

x = a θ - b sin ⁡ θ ,   y = a - b cos ⁡ θ

Exercícios de Livros Relacionados

Desenhe os gráficos dos conjuntos de pontos cujas coordenadas polares satisfaçam as equações e desigualdades nos Exercícios 11-26. 0 ≤ θ ≤ π 2 , - 1 ≤ | r | ≤ 2
Desenhe os gráficos dos conjuntos de pontos cujas coordenadas polares satisfaçam as equações e desigualdades nos Exercícios 11-26. - π 4 ≤ θ ≤ π 4 , - 1 ≤ r ≤ 1
Desenhe os gráficos dos conjuntos de pontos cujas coordenadas polares satisfaçam as equações e desigualdades nos Exercícios 11-26. - π 2 ≤ θ ≤ π 2 , - 1 ≤ r ≤ 2
Encontre uma parametrização para o círculo x - 2 2 + y 2 = 1 iniciando em (1, 0) e se movendo em sentido horário uma vez ao redor do círculo, com o ângulo central θ na figura a seguir como parâmetro.
Curva de Maria Agnesi - A curva em formato de sino de Maria Agnesi pode ser feita da seguinte forma: inicie com um círculo de raio 1, centrado no ponto ( 0,1 ) , conforme exibido na figura a seguir. E