Use uma calculadora ou um computador para fazer uma tabela dos valores das somas L n e R n e de Riemann à esquerda e à direita para a integral ∫ 0 2 e - x 2 com n = 5 , 10 , 50 e 100. Entre quais dois números o valor da integral deve ficar? Você pode fazer uma afirmação análoga para a integral ∫ - 1 2 e - x 2 d x ? Explique.

Passo 1

Fala pessoal, nessa questão temos que realizar a soma de Riemann pela esquerda e pela direita para encontrar o valor da seguinte integral:

∫ 0 2 e - x 2

E vamos usar como subintervalos os valores n = 5 ,   10 ,   50   e 100 .

Aqui podemos usar uma calculadora programável, dessa forma, não vamos precisar fazer contas de verdade.Mas vamos lembrar o que a soma de Riemann representa:

Ela é o cálculo da área de retângulos que são feitos em subintervalos do intervalo total. A altura do retângulo é o valor da função em um ponto do subintervalo e a base do retângulo é o comprimento do subintervalo, de forma que temos o seguinte somatório:

  S =   ∑ i = 1 n f x i * Δ x =    

Com

Δ x = b - a n  

Onde n   é o número de subintervalos. Δ x é o comprimento de cada subintervalo e a , b são os extremos do intervalo total.

x i * é um valor de x que pertence ao subintervalo. Na soma a direita, esse valor é escolhido como sendo o extremo direito do subintervalo e na soma a esquerda, esse valor é escolhido como sendo o extremo esquerdo do subintervalo.

Por fim, devemos indicar entre quais dois números o valor da integral deve ficar.

Passo 2

Vamos começar criando uma tabela com os valores para a soma de Riemann pela esquerda L e pela direita R com os subintervalos pedidos:

Usando a melhor aproximação, que é a com 100 retângulos, o valor da integral deve estar entre 0.872 e 0.892 .

0,872 < ∫ 0 2 e - x 2 < 0,892

Vemos portanto que a aproximação pela esquerda deu uma superestimativa e a aproximação pela direita deu uma subestimativa.

Passo 3

Nós não podemos fazer afirmação análoga para a integral ∫ - 1 2 e - x 2 d x , porque f é crescente de - 1 a 0 .

E quando temos uma função crescente, a aproximação pela esquerda é uma subestimativa e pela direita é uma superestimativa, o que é ao contrário do que ocorre na função entre 0 e 2 .

Resposta

O valor da integral deve estar entre 0.872 e 0.892 . Não podemos fazer uma afirmação análoga.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Calcule a soma de Riemann para , f x = x 2 - 2 x , 0 ≤ x ≤ 3 com seis subintervalos, tomando os pontos amostrais como as extremidades direitas. O que representa a soma de Riemann? Ilustre com um diagr
Use a forma da definição de integral dada no Teorema 4 para calcular a integral. ∫ 0 1 x 3 - 3 x 2d x
Use a forma da definição de integral dada no Teorema 4 para calcular a integral. ∫ - 2 0 x 2 + xd x
Use a forma da definição de integral dada no Teorema 4 para calcular a integral. ∫ 0 2 2 x - x 3 d x
Calcule a soma de Riemann para , f x = 3 - 1 2 x , 2 ≤ x ≤ 14 com seis subintervalos, tomando os pontos amostrais como as extremidades esquerdas. Explique, com a ajuda de um diagrama, o que representa