Enunciado
Cálculo Numérico - Cálculo com Geometria Analítica Volume 1 - 3ª Edição - Louis Leithold- Ed: 3º - Capítulo 5.10 - Ex. 38
Os valores da função foram obtidos experimentalmente. Com a hipótese de que é contínua em [0, 4], aproxime por (a) a regra do trapézio e (b) a regra de Simpson.
Passo 1
Esse é um clássico exemplo de aplicação de fórmula, mas não esqueça que é importante saber o significado e também como ocorre o desenvolvimento dessa fórmula. A regra do trapézio diz que:
E é importante lembrar que . Observando a tabela, os valores de x variam igualmente em tamanhos de 0,4. Substituindo na fórmula com os valores da tabela:
Passo 2
Para a regra de Simpson é a mesma receita. Considerando podemos substituir diretamente os valores na fórmula para obter o resultado da questão
Resposta
- 28,42
- 28,31
Exercícios de Livros Relacionados
Nas integrais do exercício anterior com quantas divisões do intervalo, podemos esperar obter erros menores que 10 − 5 ?
Calcule as integrais a seguir pela regra do trapézio e pelas regras 1 3 𝑒 3 8 de Simpson usando 6 divisões do intervalo de integração. Compare os resultados.
Considere os seguintes dados experimentais:Encontre a área sob a curva y=y(x) usando: a regra 3 8 de Simpson de 1.0 a 2.2 e a regra 1 3 de Simpson de 2.2 a 3.0
Calcule as integrais a seguir pela regra do trapézio e pelas regras 1 3 𝑒 3 8 de Simpson usando 6 divisões do intervalo de integração. Compare os resultados.
Considere a função f(x) dada pela tabela: B) Se os valores tabelados são de um polinômio de grau 3, o que pode ser afirmado sobre o erro cometido na aproximação de I) pela fórmula 1 3 de Simpson?