Considere uma solução aquosa 0,5 M de amônia (NH3) a 25°C:
- Calcule o pH da solução
- Calcule o percentual de protonação da amônia a 25°C
Dados: Kb (NH3) =
Passo 1
Fala aí, galera!!! Vamos lembrar do nosso conceito de ácido e base de Bronsted e Lowrey? Um ácido vai doar próton e a base vai receber esse carinha, certo? E como sabemos, a amônia é uma espécie básica, que neste caso, vai receber um próton vindo da água.
Uma coisa que você já pode observar, essa reação libera íons hidroxila, ou seja, COM CERTEZA nosso pH tem que ser maior que 7, pois há presença de íons que contribuem pro caráter básico. Então, se você encontrar um pH
Passo 2
(a) Vamos fazer uma tabelinha de equilíbrio???
Ou seja, no equilíbrio, temos que:
Como Kb é pequeno, a gente pode dizer que , pois a quantidade Kb está diretamente ligado a tendência de formação dos produtos, se é um valor muito baixo, quer dizer que tem pouca tendência, ou seja, x deve ser bem pequeno frente a quantidade inicial de NH3.
Logo, a concentração de
Sabendo que
Passo 3
(b) O percentual de protonação é o equivalente a gente observar quanto eu coloquei de amônia e quanto de OH- foi formado, por exemplo.
Isso tá mostrando pra gente que dos 0,5 mol de NH3 que colocamos aí, apenas 0,6% dele vai ser ionizado pra formar produto, isso mostra que a hipótese que fizemos na letra (a) foi bem válida e pertinente.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)