Eixos de aço-carbono com de diâmetro são tratados termicamente pelo aquecimento em fornalhas a gás onde os gases se encontram a e mantêm um coeficiente convectivo de . Se os eixos entram no forno a , quanto tempo eles devem permanecer no interior da fornalha para que suas linhas de centro atinjam a temperatura de ?
Passo 1
Vamos lá! Nosso problema nos pede o tempo necessário pro centro do eixo atingir a temperatura desejada, mas antes que tal desenharmos o comportamento desse problema pra entendermos o que o ocorre. Fica assim.
Agora vamos as nossas famosas considerações pra resolver nosso problema.
Passo 2
Vamos lá nosso problema nos pede o tempo necessário pra atingir a temperatura, , para isso vamos usar os dados da tabela para o aço , vamos calcular primeiro o número de para verificarmos a condição de capacitância global do sistema:
Como temos que podemos afirmar que a condição de capacitância global é válida e usarmos a equação para encontrarmos o tempo, assim:
Aplicando a função nos dois lados da equação temos
Passo 3
Só pra título de curiosidade podemos analisar a diferença do nosso resultado encontrado pro valor real usando a aproximação pela equação
Sendo , a tabela nos indica, e , assim nossa equação fica:
Aplicando o em ambos os lados temos:
Logo tem uma margem de erro de , logo a consideração de capacitância global nos leva a subestimar o tempo real para atingir a temperatura de no centro do eixo
Isso é tudo pessoal!