Um fluido incompressível escoa em regime permanente pelo duto retangular da figura a seguir. O perfil de velocidades na saída é dado aproximadamente por
(a) Esse perfil satisfaz as condições de contorno corretas para escoamento de fluidos viscosos? (b) Encontre uma expressão analítica para a vazão volumétrica Q na saída. (c) Se a vazão na entrada é de 8,5 m³/min, calcule em m/s, para .
Passo 1
Vamos lá!!! Vou agora entrar contigo em mais um LERIGOU da mecflu hehe \o/
(a) A primeira coisa pedida você vai enxergar que é algo tranquilo de se verificar, sabe o porquê? Bem, se você se lembrar bem a gente sabe que nas superfícies, nós temos que a velocidade é zero, certo? Então se a gente verificar que em e a velocidade for zero, teremos que esse perfil satisfaz as condições de contorno corretas.
Note que como temos no perfil um e um , o valor dentro dessas variáveis sempre serão positivas, então se para e a velocidade já deu zero, COM CERTEZA para seus valores e também darão zero, logo o perfil está de acordo com as condições de contorno.
Passo 2
(b) A vazão volumétrica de saída é de boa também, porque uma vez que a gente tem o perfil de velocidade, precisamos apenas integrar na área de escoamento, sacou?
Passo 3
(c) Agora vem a parte molezinha heheeh, se a gente já tem a expressão analítica da vazão de saída, podemos lembrar do balanço de massa que para um fluido incompressível diz que a vazão de entrada tem que ser igual a vazão de saída.
Resolvendo então temos: