Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Frank White - Mecânica dos Fluidos- Ed: 6º - Capítulo 3.Problemas - Ex. 30
Um jato de água bidimensional em regime permanente, com espessura de 4 cm e uma vazão em peso de 1960 N/s, colide com uma barreira em ângulo como mostrado abaixo. A pressão e a velocidade da água são constantes em todos os pontos. Trinta por cento do jato passa através de uma abertura. O restante se divide simetricamente ao longo da barreira. Calcule a força horizontal F necessária para segurar a barreira por unidade de espessura na direção normal ao papel.
Passo 1
Bem, aqui eu te recomendo a lembrar da lei de Newton para analisarmos a questão das forças!
Para um sistema em equilíbrio as forças somadas sobre um corpo devem resultar em 0, certo? Como temos uma força F sendo aplicada na direção decrescendo do eixo X, vamos ter que:
Isso é o mesmo que dizer que as duas forças que estão atuando no nosso sistema acima devem ser iguais em módulo, mas com sinais opostos.
Passo 2
Agora vamos lembrar do seguinte:
Note que vamos precisar então encontrar qual é essa velocidade, beleza?
A vazão foi dada em peso/s, logo se quisermos encontrar a vazão em kg/s, precisamos dividir pela gravidade e assim obtemos que a vazão mássica será 1960/10 = 196 kg/s.
Logo, a velocidade é:
Passo 3
Pelo balanço de força, temos então que:
Precisamos decompor nosso vetor velocidade de tal forma que pelo desenho é observado que . Além disso, apenas 30% do fluido passa pelo orifício, isso indica que 70% da água fica retido internamente gerando uma força nas paredes, certo?