Uma partícula de aerossol de tamanho característico Dp se move em um escoamento de ar de comprimento característico L e velocidade característica V. O tempo característico necessário
para que a partícula se ajuste a uma variação repentina na velocidade do ar é chamado de tempo de relaxamento da partícula
Certifique-se de que as dimensões primárias de são tempo. Em seguida, crie uma forma adimensional de , com base em alguma velocidade característica V e em algum comprimento característico L do escoamento de ar. Qual parâmetro adimensional estabelecido você criou?
Passo 1
Para a gente verificar a dimensão de ’ precisamos escrever as dimensões de cada variável, vai ficar assim:
Cortando os termos iguais, sobra o que é justamente a dimensão de tempo! Agora precisamos admensionalizar e o enunciado já deu uma ótima dica! Ela diz pra a gente usar uma velocidade caracterísca e um comprimento característico .
Passo 2
O que a gente quer é criar um termo sem dimensão, certo? As dimensões de e são:
Precisamos organizar esses dois de forma que o a dimensão deles seja , assim a gente pode cancelar a dimensão na nossa expressão!!
Se a gente multiplica e , temos:
Opa, não serve, vamos dividir por :
Arráaaa! Achamos!
Agora multiplicando isso com temos :
Prontinho!!!
Passo 3
Por fim a gente tem que descobrir qual parâmetro admensional é esse! Então vamos correr lá na tabela 7.5 do nosso livro e procurar algum número admensional que se pareça com esse!
Procurou?!
Confere comigo se é esse daqui então:
Esse é o número de Stokes!
Resposta
adimensionalizado:
O parâmetro adimensional correspondente: