Enunciado

O recipiente cilíndrico da Figura P 3.13 tem 20   c m de diâmetro e uma contração cônica no fundo com um furo de saída de   3   c m   de diâmetro. O tanque contém água limpa nas condições padrão ao nível do mar. Se a superfície da água estiver descendo a uma taxa aproximadamente constante de d h d t ≈ - 0,072   m / s , calcule a velocidade média V para fora na saída inferior.

Passo 1

E aí, tudo bem? Bora resolver mais essa comigo!

Vamos matar essa questão tipo o flash, podemos considerar que Q 1 = Q 2 aproximando nosso sistema a um volume de controle, assim:

d m d t ​ s i s t = 0 = d d t ∫ C V ρ d v + m ˙ s a i

d m d t ​ s i s t = ρ π D 2 4 d h d t + ρ π D s 2 4 V = 0

Isolando V e removendo ρ π 4 , temos:

V = - 20   c m   3   c m 2 ⋅ - 0,072 m s

V = 3,2   m s

Isso é tudo pessoal, conseguimos mais uma! \o/

Resposta

V = 3,2   m s

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

O campo de velocidades de um escoamento bidimensional é dado por v x = 3 + 2 x y + 4 t 2 , v y = x y 2 + 3 t . Determinar os módulos da velocidade e aceleração no ponto 2 ; 1 no instante t = 5s .
UM escoamento é definido pelo campo de velocidades v x = 2 ( 1 + t ) , v y = 3 1 + t , v z = 4 1 + t . Qual é o módulo da velocidade no ponto 3 ; 1 ; 4 no instante t = 2s ? Qual é o módulo da aceleraç
Exercício anterior com v_x = 0 , v_y = 3 x y e ponto de coordenadas ( 2 ; 2 ) .
Exercício anterior com v_x = - 2 y , v_y = 3 x e ponto de coordenadas ( 2 ; 3 ) .
Para o escoamento do Problema 4.15, obtenha uma expressão para o fluxo de energia cinética, ∫ ( V 2 2 )ρ V → d A → através da seção 1 transversal do volume de controle mostrado.