Da teoria elementar do escoamento compressível (Capítulo 9), ar comprimido irá descarregar de um tanque por um orifício, com a vazão em massa , em que é a massa específica do ar no tanque e C e uma constante. Se é a massa específica inicial num tanque de volume , deduza uma fórmula para a variação de massa específica após a abertura do orifício. Aplique sua fórmula ao seguinte caso: um tanque esférico de 50 cm de diâmetro, com pressão inicial de 300 kPa e temperatura de 100°C, e um orifício cuja descarga inicial é de 0,01 kg/s. Determine o tempo requerido para a massa específica do tanque cair 50%.
Passo 1
Lerigou para mais um exercício de mecflu? Mas fiquem tranquilos, vamos estar juntos nessa parada!
Note mais uma vez que no nosso volume e controle VC, não temos entrada, portanto nosso sistema será composto de vazão de saída e massa acumulada. Matematicamente devemos escrever que:
O enunciado nos diz que a vazão de saída pelo orifício é dada por e como também temos o volume de controle com volume constante, podemos dizer que:
Vamos separar essas variáveis e integrar depois?
Passo 2
Agora que encontramos a variação de densidade com o tempo, vamos aplicar as condições que o problema nos passou, beleza?
Primeiro, precisamos encontrar o valor da nossa constante C. Pra isso a gente tem que relembrar do que o enunciado diz:
Mas quem é essa bendita densidade?
Logo,
Passo 3
Sabendo qual é o volume do tanque dado por:
Agora é “lerigou” e ser feliz!!!
Bem, para que a massa específica caia 50% é só escrevermos que
Resposta
t=1,3 s