Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Incropera - Fundamentos de Transferência de Calor e Massa- Ed: 7º - Capítulo 3.Problemas - Ex. 59
Uma tubulação de aço com parede delgada e de diâmetro é usada para transportar vapor d’água saturado a uma pressão de através de uma sala onde a temperatura do ar é de e o coeficiente de transferência de calor por convecção na superfície externa da tubulação é de .
a) Qual é a perda de calor por unidade de comprimento para o tubo nu (sem isolamento)? Estime a perda de calor, por unidade de comprimento, se uma camada de isolante (magnésia a ) com de espessura for instalada. O aço e a magnésia podem ser considerados com uma emissividade igual a 0,8 e a resistência convectiva no lado do vapor pode ser desprezada.
b) Os custos associados à geração do vapor e à instalação do isolante equivalem a e de comprimento do tubo, respectivamente. Se a linha de vapor deve operar a , quantos anos são necessários para que se tenha o retorno do investimento inicial no isolamento?
Passo 1
Letra a)
Sem o isolamento, a perda de calor pode ser escrita em termos de radiação e convecção:
Dados:
;
;
;
;
;
.
Temos:
Passo 2
Com a camada de isolante instalada, temos que:
Primeiramente, devemos encontrar , então:
Dados:
;
.
Temos:
Com auxílio de ferramentas matemáticas, obtemos:
Assim:
Substituindo os dados:
Passo 3
Letra b)
A economia anual de energia por unidade de comprimento do tubo devido ao isolamento instalado é de:
Substituindo os dados:
Calculando quantos anos são necessários para que se tenha o retorno do investimento inicial no isolamento: