12 . Um objeto com carga q = - 6,00 ⋅   10 - 9   C é liberado a partir do repouso no ponto A , em uma região onde há um campo elétrico uniforme. Depois de se deslocar até o ponto B , 0,500   m para a direita, a carga possui energia cinética igual a 3,00 ⋅   10 - 7     J . ( a ) Se o potencial elétrico no ponto A é igual a + 30,0   V , qual é o potencial elétrico no ponto B ? ( b ) Determine o módulo, a direção e o sentido do campo elétrico.

Passo 1

O enunciado nos diz que na região onde a carga é liberada há um campo elétrico e essa informação é muito importante para termos o pontapé inicial do que vamos usar para conseguir as respostas que o enunciado pede.

Sabemos que trabalho é feito no objeto pelo campo elétrico e esse trabalho vai ser responsável por mudar a energia cinética da carga, ou seja, o teorema trabalho-energia vai ser fundamental para nossa resolução.

Outra coisinha que vamos utilizar é a equação 23.13 que podemos encontrar na teoria da seção 23.2 do nosso livro.

Agora que temos as ferramentas, mão na massa galera!

Passo 2

a ) Vamos juntar as equações que falamos no Passo 1:

Pelo teorema trabalho-energia temos:

W A → B = K B - K A

E pela equação 23.13 do livro temos:

W A → B = q V A - V B

Então:

K B - K A = q V A - V B

Contudo o enunciado fala que a carga partiu do repouso, sendo assim, K A = 0

Vamos então isolar o potencial elétrico no ponto B e colocar as informações que o enunciado nos dar:

V B = V A - K B q = 30,0   V - 3,0 ⋅ 10 - 7   J - 6,0 ⋅ 10 - 9   C = 80   V

Passo 3

b )   Sabemos que a força elétrica é dada por:

F → = q E →

E precisamos lembrar que a teoria nos diz lá no capítulo 21 que a força sobre uma carga negativa aponta no sentindo oposto ao do campo elétrico, sendo assim, se a força aponta de A para B é porque a carga está acelerando de A para B então o campo elétrico deve apontar de B para A .

Como o nosso campo é uniforme podemos dizer que o campo elétrico é igual a diferença de potencial sobre a diferença de caminho, ou seja:

E = Δ V Δ x

Substituindo os valores que o enunciado nos dar com o encontramos no item anterior:

E = 80   V - 30   V 0,5   m = 100   V / m

E com isso a gente encerra mais um!

Resposta

a )

V B = 80   V

b )

Explicado acima

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A figura abaixo mostra o potencial de uma distribuição de cargas em função de x. Faça um gráfico do campo elétrico E, sobre a região indicada.
Duas esferas isolantes, idênticas e com cargas contrárias, cada qual medindo 50 cm de diâmetro e carregando uma carga uniforme de módulo 175μ C , são colocadas a uma distância de 1 m de um centro a ou
Uma partícula com carga +7,6 nC está em um campo elétrico uniforme, orientado da direita para a esquerda. Outra força além da elétrica atua sobre a partícula, de modo que ela se desloca para a direita
A figura abaixo mostra oito cargas puntiformes distribuídas nos vértices de um cubo cuja aresta é igual a d. Os valores das cargas são +q e -q, como indicado. Trata-se do modelo da célula unitária de
No modelo de Bohr do átomo de hidrogÊnio, um único elétron gira em torno de um único próton, descrevendo uma órbita circular de raio r. Suponha que o próton permaneça em repouso.a)Igualando a força el