Em um acapamento, você amarra seu barco na extremidade de um cais em um rio que corre, rapidamente, para a direita. O barco está amarrado com uma corrente de de comprimento, como mostrado na figura 12-40. Um peso de é suspenso no centro da corrente. Com isto, a tração na corrente irá variar, enquanto variar a força da corredeira que afasta o barco do cais, para a direita. A força de arraste da água sobre o barco depende da rapidez da água. Você decide aplicar os princípios de estática que aprendeu nas aulas da física. (Ignore o peso da corrente.) A força de arraste sobre o barco é de . (a) Qual é a tração na corrente? (b) Qual é a distância do barco ao cais? (c) A maior tração que a corrente pode suportar é de . Qual é a menor força de arraste sobre o barco capaz de romper a corrente?
Passo 1
Se liga! Nas cordas que ligam o barco ao cais, com o peso, as forças ficam distribuídas assim:
E no barco, as forças ficam assim, distribuídas em força vertical, tração, peso e a força de arrasto:
Os dois estão em equilíbrio estático, então podemos fazer equilíbrio de momentos e equilíbrio de forças!
Passo 2
- Para o barco, na horizontal:
- Agora vamos relacionar a distância do bote com o tamanho do fio! Olhando pro desenho você vê que é pelo cosseno do ângulo!
- A resultante vertical e a força do arrasto somadas (vetorialmente) são o que gera tração na corda. Pelo Pitágoras nas forças, usando na força da corrente, que é o máximo que ela aguenta:
E para o peso:
Dividindo as duas expressões, vamos obter:
A força é de , então:
Então a gente pode achar a tração!
Passo 3
Substituindo: