O bloco na Fig. 7-9a está sobre uma superfície horizontal sem atrito e a constante elástica é . Inicialmente, a mola está relaxada e o bloco está parado no ponto . Uma força com módulo constante de é aplicada ao bloco, puxando-o no sentido positivo do eixo e alongando a mola até o bloco parar. Quando este ponto é atingido, qual é (a) a posição do bloco, (b) o trabalho realizado sobre o bloco pela força aplicada e (c) o trabalho realizado sobre o bloco pela força elástica? Durante o deslocamento do bloco, qual é (d) a posição do bloco na qual a energia cinética é máxima e (e) o valor desta energia cinética máxima?
Passo 1
Então galera , nós sabemos que :
Sendo assim , temos que :
o que nos dá uma única solução diferente de zero.
Passo 2
O trabalho realizado pela força aplicada , por sua vez é dado pela relação :
Passo 3
Bom pessoal nós sabemos que o trabalho realizado pela mola percorre a mesma distância e na mesma direção do trabalho realizado pela força aplicada , porém sentidos opostos . Sendo assim :
.
Passo 4
Então galera , considerando e , dessa forma , obtemos que :
Para acharmos o ponto onde a energia cinética K é máxima , devemos derivar em relação a e igualar a equação que acharmos a zero . Sendo assim :
Note que também é o ponto no qual a força resultante é nula.
Passo 5
Agora podemos substituir o valor de na expressão da energia cinética para obtermos a energia cinética máxima .Sendo assim :
Resposta
Tranquilo galera??? Bora resolver mais questões então!!!!!!