Um bloco de massa está sobre uma mesa horizontal (figura abaixo). O bloco é puxado por uma corda sem massa com uma força a um ângulo . O coeficiente de atrito estático é 0,60. O valor mínimo da força necessária para mover o bloco depende do ângulo . (a) Discuta qualitativamente como você espera que a magnitude desta força dependa de . (b) Calcule a força para os ângulos = 0º, 10º, 20º, 30º, 40º, 50º e 60º, e faça um gráfico de versus para mg = 400 N. De seu gráfico, para qual ângulo é mais eficiente aplicar a força para movimentar o bloco?
Passo 1
Letra (a):
A força de atrito estático impede impede/atrapalha o movimento do bloco. Além disso, quanto maior a força normal, maior vai ser a força de atrito estático máximo. O contrário também é verdade: quanto menor a força normal, menor vai ser a força de atrito estático máximo.
Quando a gente vai levantando a força (aumentando o ), a gente diminui duas coisas: a componente horizontal da força (a componente que empurra a massa) e força normal (porque a componente vertical de F aumenta).
Só que a força normal diminui mais rápido que componente horizontal (por causa do ), então o bloco vai eventualmente deslizar se aumentarmos o .
Passo 2
Letra (b)
Vamos começar aplicando a segunda lei de Newton:
Só que a gente vai considerar que a força de atrito estático é máxima, ou seja, o bloco está na iminência de se movimentar:
Passo 3
Agora a segunda lei de Newton em y:
Isola a :
Agora joga esse resultado na última equação do passo 2:
Vamos isolar a F:
Passo 4
Vamos jogar os valores:
Agora prepara a calculadora, porque vamos calcular o valor de F para vários ângulos. O resultado está aí embaixo:
E, para o gráfico, a gente pode usar um programa de computador, ou alguma ferramenta da internet. Não tem como fazer na mão.
Pelo gráfico, a gente vê que a menor força ocorre para aproximadamente .
Resposta
Letra (a): ver solução
Letra (b):