Enunciado
Física - Fundamentos de Física Volume 2 - Gravitação, Ondas e Termodinâmica - 10ª Edição - David Halliday, Jearl Walker e Robert Resnick- Ed: 10º - Capítulo 13.Problemas Adicionais - Ex. 83
A capitão Janeway está em um ônibus espacial de massa que descreve uma órbita circular de raio em torno de um planeta de massa . Quais são (a) o período da órbita e (b) a velocidade do ônibus espacial? Janeway aciona por alguns instantes um retrofoguete, reduzindo em a velocidade do ônibus espacial. Nesse momento, quais são (c) a velocidade, (d) a energia cinética, (e) a energia potencial gravitacional e (f) a energia mecânica do ônibus espacial? (g) Qual é o semieixo maior da órbita elíptica agora seguida pelo ônibus espacial? (h) Qual é a diferença entre o período da órbita circular original e o da órbita elíptica? (i) Qual das duas órbitas tem o menor período?
Passo 1
Belezoca galera, a letra (a) quer saber o período da órbita do ônibus espacial, e para isso nos deu o raio da órbita, a massa do ônibus e a massa do planeta que está sendo orbitado.
Vamos começar usando a 3ª lei de Kepler para achar o período:
Logo:
Beleza, essa é a resposta da letra (a).
Passo 2
Na letra (b) queremos achar a velocidade do ônibus espacial nas condições iniciais. Vamos usar a fórmula para a velocidade de uma órbita:
Ou em :
Passo 3
A partir daqui, a questão diz que a velocidade foi reduzida em 2%, porque a capitã da nave acionou um retrofoguete.
A letra (c) quer simplesmente a velocidade após essa redução. Já que acabamos de calcular a velocidade antes, é só fazer:
Sendo assim:
E em
Feito.
Passo 4
A letra (d) quer a energia cinética associada a essa nova velocidade. Logo:
Ok, próximo.
Passo 5
A letra (e) quer a energia potencial gravitacional (logo após a redução) e a energia mecânica do ônibus espacial.
Começando pela energia potencial gravitacional:
Passo 6
E a energia mecânica pedida na letra (f) vai ser só a soma das energias cinética e potencial gravitacional, que acabamos de calcular:
Pronto!
Passo 7
A letra (g) quer o semieixo maior da nova órbita. Nós já conhecemos uma fórmula que relaciona o semieixo maior (ou o raio, no caso de uma órbita circular) com a energia mecânica!
Reorganizando:
Passo 8
A letra (h) quer a diferença entre o período da órbita circular e da órbita elíptica .
Já calculamos o período da órbita circular na letra (a): .
Resta apenas calcular a órbita . Pela 3ª lei de Kepler:
E portanto a diferença entre as duas é:
Passo 9
Pra fechar, a letra (i) quer saber qual das duas órbitas tem o menor período. Isso é tranquilo, acabamos de calcular os dois nos itens (g) e (h).
A órbita circular tem período e a órbita elíptica tem período , logo a órbita elíptica tem o menor período.
Resposta
(a)
(b)
(c)
(d)
(e)
(f)
(g)
(h)
(i) A órbita elíptica tem o menor período.