Coeficiente de atrito. Uma arruela polida de latão desliza ao longo de uma superfície de aço até parar. Usando os valores da Tabela , quantas vezes mais longe ela poderia deslizar com a mesma velocidade inicial se a arruela fosse revestida de Teflon?
Passo 1
Fala galera! Beleza?! Bora resolver essa questão!
O enunciado pediu pra gente encontrar quantas vezes mais longe uma arruela revestida de Teflon poderia deslizar sobre uma superfície de aço, em relação ao revestimento de latão.
Pra isso, ele pediu pra gente usar os valores da Tabela :
Para isso, a gente tem que considerar que para uma determinada velocidade inicial, a distância percorrida é inversamente proporcional ao coeficiente de atrito cinético. Então, vamos observar a tabela e extrair os valores dos coeficientes para cada material em contato com o aço, nesse caso.
Vamos lá!
Passo 2
Na Tabela , o coeficiente de atrito cinético é de para o Teflon no aço e de para o latão no aço. Assim, como distância percorrida é inversamente proporcional ao coeficiente de atrito cinético, vamos ter a relação das distâncias:
Logo, a arruela poderia deslizar vezes mais com a mesma velocidade, se fosse revestida com Teflon. Isso ocorre porque quanto menor o coeficiente de atrito cinético, menor a força de retardo do atrito e maior a distância de parada.
Valeu, galera! Até a próxima! 😉