Uma corda de 50,0 cm de comprimento vibrando está sob uma tensão de 1,0 N. Os resultados de cinco fotografias estroboscopias sucessivas são mostradas na Figura 15.39. A taxa do estroboscópio é fixada em 5000 flashes por minuto, e observações revelam que o deslocamento máximo ocorreu nos flashes 1 e 5, sem nenhum outro máximo no intervalo entre eles. a) Calcule o periodo, a frequência e o comprimento de onda para as ondas progressivas nessa corda. b) Em que modo normal (harmônico) a corda esta vibrando? c) Qual é a velocidade das ondas progressivas na corda? d) Com que velocidade o ponto se move quando a corda está na (i) posição 1 e (ii) posição 3? e) Qual é a massa dessa corda? (Seção 15.3).
Passo 1
O tempo entre as posições 1 e 5 é igual a .
A velocidade dos pontos na corda é dada pelaequação:
Quatro flashes ocorrem da posição 1 à posição 5, portanto o tempo decorrido é .
A figura no problema mostra que . No ponto , a amplitude da onda estacionária é de.
Passo 2
- Calculando o periodo, a frequência e o comprimento de onda para as ondas progressivas nessa corda, temos que:
- A onda estacionária fundamental possui nós em cada extremidade e nenhum nó no meio. Essa onda parada tem um nó adicional. Este é o 1º harmônico e o 2º harmônico.
- E a velocidade das ondas progressivas na corda é de:
- Na posição 1, o ponto P está em seu deslocamento máximo e sua velocidade é zero. Na posição 3, o ponto P está passando através de sua posição de equilíbrio e sua velocidade é
- E para calcularmos a massa da corda, fazemos:
e
Agora que temos , podemos calcular :
E
Passo 3
Passo 4
Passo 5
Passo 6
que implica que
A onda estacionária é produzida pelas ondas que se deslocam em direções opostas. Cada ponto da corda se move em SHM, e a amplitude desse movimento varia com a posição ao longo da corda.
Resposta
- 1º harmônico e o 2º harmônico