16. Duas bolas de mesmo raio, igual a , estão presas uma à outra por um fio curto de massa desprezível. A de cima, de cortiça, flutua sobre uma camada de óleo, de densidade com a metade do volume submersa. A de baixo, vezes mais densa que a cortiça, está imersa metade no óleo e metade na água. (a) Ache a densidade da cortiça; (b) Ache a tensão no fio.
Passo 1
a) Bora lá pra mais um probleminha de hidrostática nesse maravilhoso e complicado livro de Física.
Bom! A primeira coisa que temos de fazer, é o diagrama de corpo livre para as duas esferas:
As forças agindo sobre a esfera superior são o peso (vertical para baixo), a tração (vertical para baixo) e o empuxo (pelo óleo, vertical para cima)... Portanto, temos que para o primeiro corpo vale a igualdade:
Já para a esfera inferior, as forças agindo são a força peso (vertical para baixo), a tração (vertical para cima) e o empuxo devido ao óleo e a água (ambos verticais para cima):
Onde representa a densidade do densímetro, seu volume total e representa a densidade da água. Após ser mergulhado em outro líquido de densidade , o densímetro se eleva a uma altura em relação a marca , e o volume submerso passa a ser . Igualando o empuxo ao peso, obtemos que:
Só que anteriormente, obtemos que:
O que nos leva à seguinte identidade:
Que maravilha! Chegamos a relação que queríamos, pois afinal de contas a densidade relativa entre o líquido e a água nada mais é do que a razão :
Pronto! Tá na mão a resposta!
Passo 2
A massa da esfera superior pode ser escrita como , e a da esfera superior, que é seis vezes mais densa pode ser escrita como . Deste modo, podemos escrever o seguinte sistema:
Somando e podemos então, retirar a tração :
Agora, é só substituir os valores numéricos correspondentes:
Vamos passar para o só para ficar no SI e podermos usar sem problemas na letra b, ok?
Passo 3
b) Neste item; para encontrar o valor de , vamos pegar a equação do :
E em seguida, substituir os valores numéricos de cada variável conhecida, onde :
Resposta
a)
b)