Na Fig. 4-32, a partícula se move ao longo da reta com uma velocidade constante de módulo e paralela ao eixo . No instante em que a partícula passa pelo eixo , a partícula deixa a origem com velocidade inicial zero e aceleração constante de módulo . Para que valor do ângulo entre e o semieixo positivo acontece uma colisão?
Passo 1
Bom galera , a primeira coisa que devemos fazer é identificar os tipos de movimento que estamos trabalhando . Neste caso , a partícula descreve movimento uniforme , ou seja , com velocidade constante e a partícula uniformemente variado , ou seja ,com aceleração constante. Agora que já fizemos essa análise , temos que pensar nas condições necessárias para que ocorra uma colisão . Sabemos que , para que uma colisão ocorra :
Logo ,
Lembrando que essa duas condições devem ocorrer simultâneamente!!!!!
Até aqui , tudo tranquilo ?
Passo 2
Agora temos que pensar nas funções que descrevem a posição em relação ao tempo . Reparem que a velocidade da partícula em relação ao eixo vertical é nula . Ou seja :
Então para que ocorra colisão , . Temos que :
Da mesma forma que as posições das partículas e em relação ao eixo podem ser obtidas , respectivamente , através das relações :
Logo ,
Passo 3
Agora que achamos um valor para , podemos substituí-lo na fórmula anterior , obtendo asssim :
Para fazermos essa conta vamos precisar da relação :
Dessa forma :
Resolvendo a equação do segundo grau obtemos que :
Assim podemos achar através da fórmula :
Resposta
Essa questão exigiu um pouco mais de raciocínio , mas continue com a gente para dominar exercícios desse tipo