A figura mostra um canhão da Primeira Guerra Mundial montado sobre um vagonete e preparado para atirar uma bala a um ângulo de acima da horizontal. Com o vagão inicialmente em repouso sobre um trilho horizontal sem atrito, o canhão dispara uma bala de a . (Todos os valores são no referencial do trilho.) (a) O vetor quantidade de movimento do sistema vagão-canhão-bala será o mesmo justo antes e justo após a bala ser disparada? Explique sua resposta. (b) Se a massa de vagão mais canhão é igual a , qual será a velocidade de recuo do vagão sobre o trilho, após o disparo? (c) A bala se eleva até a uma altura máxima de em sua trajetória. Neste ponto, sua rapidez é de . Com base nesta informação, calcule a quantidade de energia térmica produzida pelo atrito do ar com a bala, da boca do canhão até a altura máxima.
Passo 1
Podemos usar conservação do momento na direção horizontal para encontrar a velocidade de recuo do carro depois do tiro. Depois, usaremos conservação da energia para determinar quanta energia foi gasta pela força de resistência do ar.
Passo 2
- Não. A força de reação vertical (normal) dos trilhos é uma força externa, e portanto o momento do sistema não se conserva.
- Usando conservação da quantidade de movimento na direção horizontal:
- O trabalho da resistência do ar vai ser equivalente à mudança de energia do sistema.
Passo 3
Passo 4
Resposta
- Não. A força de reação vertical (normal) dos trilhos é uma força externa, e portanto o momento do sistema não se conserva.