Um fio de é mantido sob uma tensão de com uma extremidade em e a outra em . No instante , o pulso começa a se propagar no fio a partir do ponto . No instante o pulso começa a se propagar no fio a partir do ponto . Em que ponto os pulsos começam a se superpor?
Passo 1
Falaaa galerinha do RespodenAí, tudo beleza?
Nesse exercício aqui, temos um fio de mantido sob uma tensão de com uma extremidade em e a outra em . No instane , o pulso começa a se propagar no fio a partir de . E sabendo que no instante o pulso começa a se propagar no fio a partir de , o enunciado pede pra gente determinar em que ponto os pulsos começam a se superpor.
Iradoso, o bizu aqui é que sempre que a gente encontrar uma questão de ondas falando em velocidade, tensão e massa, já podemos pensar logo de cara nessa fórmula:
No nosso caso, a questão deu a tensão , a massa e o comprimento (distância entre uma extremidade e outra). Como a massa da massa específica é:
Logo:
E então a velocidade será:
Passo 2
Agora que sabemos a velocidade com que as ondas se propagam na corda, vamos ver como se comportam os dois pulsos.
O primeiro parte em um instante , e começa a se propagar por uma das extremidades (a de coordenada .
Como podemos escrever a posição desse pulso em função do tempo?
Vamos usar aquela fórmula famosa da Física:
Como o primeiro pulso se propaga da extremidade em direção a , vamos dizer que a velocidade dele é negativa:
Enquanto que a posição do segundo pulso, que começa em um instante a partir da extremidade em direção à extremidade será:
Passo 3
E agora queremos saber qual é o ponto em que o de ambos os pulsos são iguais, ou seja:
Onde:
Logo, igualando as duas equações:
Como já calculamos o valor de , obtemos que:
Isolando :
Passo 4
E então os pulsos se encontram em . Vamos substituir isso em uma das fórmulas pra saber qual é a coordenada que corresponde a esse tempo, tal que:
Pronto!
Resposta
Em .