Num ônibus espacial, em uma órbita de 300 km de altitude, precisa-se realizar uma experiência a uma distância considerável da nave. Para tanto, uma carga útil de 100 kg é “baixada” em direção à Terra por uma corda praticamente sem massa com 10 km de comprimento. (Não entraremos em detalhes sobre como isso é feito e vamos simplesmente supor que seja possível.) Após a experiência realizada, a carga útil pode ser trazida de volta para bordo do ônibus. Suponha que quaisquer movimentos iniciais associados com o ato de baixar a carga útil tenham sido neutralizados e que o ônibus e a carga útil estejam voando em condição estacionária um em relação ao outro.
a. Qual é o ângulo da corda em relação a uma linha imaginária traçada pelo centro da Terra e da carga útil? Explique.
b. Qual é a tensão na corda?
Passo 1
A figura abaixo ilustra o que o enunciado diz.
Note que tanto a carga quando a nave, estão movendo em órbitas circulares ao redor da Terra. Poderemos, portanto, usar nosso conhecimento sobre gravitação e movimento circular para resolver a questão!
Passo 2
- Foi pedido qual deve ser o ângulo entre a corda e a linha imaginária. Note o seguinte: Se a corda fizesse um ângulo , então a carga faria um movimento circular acelerado, pois haveria uma componente da tração na direção tangencial ao círculo descrito pela carga. Porém, isso não pode ocorrer (já que o movimento da nave é um MCU, desde de que o enunciado diz que o movimento da carga não influencia no movimento da nave). Sendo assim, o ângulo deve ser necessariamente igual a 0°!!
- A velocidade angular da nave e da carga deve ser igual (para manter o ângulo da corda igual a 0°).
Passo 3
- Cálculo do período da nave: a força gravitacional entre a Terra é componente centrípeta:
- Cálculo do período da carga: a força resultante é , onde é a força gravitacional entre a Terra e a carga e a tração. Suponha que seja a distância entre a carga e o centro de Terra e que seja a massa da carga. Logo,
Logo,
Notemos que e , onde é o raio da Terra, . Logo,
Passo 3
Note que a tração é relativamente pequena: apenas o que justifica a afirmativa de que o movimento da carga praticamente não altera o movimento da nave!
Resposta
A tração vale .