Um oscilador harmônico possui frequência w e amplitude A. (a) Quais são os valores dos módulos da posição e da velocidade quando a energia potencial elástica é igual à energia cinética? (Suponha que U = O no equilíbrio.) (b) Quantas vezes isso ocorre em cada ciclo? Qual é o intervalo entre duas ocorrências consecutivas? (c) No momento em que o deslocamento é
igual a A/2, qual é a fração da energia total do sistema referente à energia cinética e a qual fração corresponde à energia potencial?
Passo 1
- Sabemos que a energia de um objeto em movimento harmônico simples é dada por
-
Sabemos que o bloco que sofre o MHS está se movendo para frente e para trás em torno de seu ponto de equilíbrio duas vezes, mas cada vez em uma direção diferente. Vamos supor que inicialmente você está esticando a mola uma distância AA para a direita e depois a solta. A massa conectada à mola se moverá de (+A para 0), de (0 para −A), de (−A para 0) e finalmente de (0 para +A) para complete um ciclo, conforme você vê as 4 setas na figura abaixo.
Sabemos, da parte (a) acima, que o deslocamento do bloco quando é dado por que é uma posição entre 0 e A para os quatro deslocamentos que completam um ciclo (as quatro setas abaixo).
Isso significa que a igualdade entre a energia potencial elástica e a energia cinética do sistema ocorre 4 vezes durante um ciclo completo.
Os pontos azuis, na figura abaixo, representam as posições em que
Agora precisamos encontrar o tempo entre as ocorrências, que é da segunda figura abaixo é dado por
Assumimos que não há forças externas exercidas no sistema [massa+mola], o que significa que a massa está se movendo para trás e força sem atrito (a superfície é sem atrito).
Isso significa que o tempo que a massa levaria para passar da posição 1 para a posição 2 é o mesmo tempo que levaria para passar da posição 3 para a posição 4. (Observando que a distância de 1 a 3 é a mesma distância de 3 a 4 , veja a primeira figura acima).
E pela mesma abordagem, o tempo que a massa levaria para se mover da posição 2 para a posição 3 é o mesmo tempo que levaria para se mover da posição 4 para a posição 1 (posição 1 em ).
Portanto, precisamos encontrar apenas
Agora precisamos encontrar . Podemos encontrá-lo encontrando o tempo que a massa leva da posição +A para -A e depois subtrair do resultado. Isso nos dará o tempo que o bloco leva da posição até −A enquanto se move para o oeste. Em seguida, podemos multiplicar o resultado por 2, pois o bloco percorrerá a mesma distância (−A a ), mas para frente, NÃO para trás como primeiro. Por isso,
Passo 3
Assim, quando a energia potencial elástica é igual à energia cinética , podemos escrever a equação da seguinte forma:
Resolvendo (1) para x para encontrar o deslocamento e resolvendo (2) para v para encontrar a velocidade. Resolvendo (1) para x:
Como só precisamos do módulo da velocidade, então
Passo 2
Resposta
Ver o desenvolvimento