48. Um pêndulo simples de de comprimento, oscila em um ângulo máximo de com a vertical. Calcule o seu período supondo uma amplitude pequena e usando os três primeiros termos da Equação . Qual das respostas às partes e é mais precisa? A resposta menos precisa está errada em que porcentagem em relação à resposta mais precisa?
Passo 1
Quando o enunciado fala para supormos que a amplitude é pequena (uma aproximação bem ruim para falar a verdade), nos dá a liberdade de usar a fórmula do período para pequenas amplitudes, que é:
Depois ele fala para usarmos os três primeiros termos da equação , que é:
Essa equação é a mais adequada quando temos amplitudes grandes, ela foi desenvolvida para casos assim, já a primeira equação só é aplicável a amplitudes pequenas, você pode concordar comigo que não é uma amplitude pequena.
Assim o resultado mais preciso vai ser o fornecido pela segunda fórmula.
Para saber a porcentagem em que a menos precisa está errada com a primeira, basta fazer a diferença entre a menos precisa e a mais precisa e dividir essa diferença pela mais precisa.
É como se a resposta mais precisa fosse os e a menos precisa representasse uma porcentagem desses , queremos saber o quão menor é a resposta menos precisa da mais precisa. Assim:
Passo 2
Vamos calcular o período utilizando a primeira fórmula. Temos o seguinte:
Sabendo que e que , ficamos com:
Assim temos que:
Passo 3
Agora vamos calcular o período com a segunda fórmula, então temos:
Sabendo que , que e que , ficamos com:
Então:
Assim temos que:
Lembrando que esse é o resultado mais preciso.
Passo 4
Agora vamos achar a porcentagem pedida no item , usando a a fórmula mostrada no passo .
Então temos que:
Isso equivale a .
Resposta
A resposta mais precisa é
A resposta menos precisa está errada em porcentagem em relação à resposta mais precisa em: