Enunciado

Um pino quadrado deve ser encaixado em um furo quadrado. Se você possui um pino quadrado de 42,9   m m de lado e o furo quadrado tem um lado de 43,2   m m , (a) qual é a área do espaço vazio restante quando o pino está no furo? (b) Se o pino é tornado retangular com a remoção de   0,10   m m de material de um dos lados, qual é a nova área de espaço vazio restante?

Passo 1

a) Oi pessoal, tudo bem? Vamos analisar essa questão. Temos um pino quadrado de 42,9   m m de lado e um furo quadrado de lado 43,2   m m . Ele quer saber a área do espaço vazio quando o pino está no buraco. Ou se, ele quer saber a diferença entre a área do pino e a do buraco.

A ideia aqui é usar os conceitos de algarismos significativos para fazer as continhas, mas colocar a resposta com as casas decimais certinhas no final. Bora!

Vamos chamar de l p o lado do pino e l f o lado do furo. A diferença de área entre o pino e o furo é de:

∆ A = l f 2 - l p 2

∆ A = 43,2 2 - 42,9 2

Δ A = 1866 , 2 - 1840 , 4

Percebe que depois de elevar aqueles valores ao quadrado, nós arredondamos eles apenas com uma casa decimal. Por que?

Como eles tinham inicialmente uma casa decimal, quando a gente eleva ao quadrado, eles precisam continuar com apenas uma casa.

Fazendo a subtração:

∆ A = 25,8   m m 2

Passo 2

b) Se o pino agora for um retângulo, a diferença de área entre o pino e furo será:

∆ A = 43,2 2 - 42,9 ⋅ 42,9 - 0,10

∆ A = 43,2 2 - ( 42,9 ⋅ 42,8 )

Repara que no resultado da subtração 42,9 - 0,10 , nós usamos apenas uma casa decimal. Por que? Cara, quando a gente faz uma subtração, vamos arredondar para o resultado para o mesmo número de casas decimais que o número que tem menos casas decimais.

Como tínhamos um número com 2 casas decimais e um número com 1 casa decimal, nós usamos uma casa decimal.

Aí fazendo o resto da conta

∆ A = 1866 , 2 - 1836 , 1

Novamente, o termo que estava ao quadrado tinha uma casa decimal, então ele permanece assim. E no produto, os dois termos tinham uma casa decimal, então vão permanecer com uma casa decimal também. Nosso resultado é

∆ A = 30,1   m m 2

Resposta

a ) ∆ A = 25,8   m m 2

b ) ∆ A = 30,1   m m 2

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Usando as unidades básicas do SI, mostre que a Equação 1.2 é uma equação dimensionalmente homogênea da qual resulta F em newtons. Determine com três algarismos significativos a força gravitacional agi
Represente cada uma das seguintes combinações de unidades na forma do SI correta usando um prefixo apropriado: (a) G N ⋅ μ m , (b) k g / μ m , (c) N / k s 2 e (d) k N / μ s .
Uma coluna de concreto tem diâmetro de 350 mm e comprimento de 2 m. Se a densidade (massa/volume) do concreto é 2,45M g / m 3 , determine o peso da coluna.
Resolva cada uma das seguintes expressões com três algarismos significativos e expresse cada resposta em unidades do SI usando um prefixo apropriado: (a) 684μ m / ( 43m s ) , (b) 28m s 0,0458M m / 348
Quantos fios de cabelo há em sua cabeça?