Enunciado
Física - Halliday - Vol 4- Ed: 10º - Capítulo 39.2 - Ex. 13
Um poço infinito unidimensional de de largura contém um elétron no terceiro estado excitado. Um detector de elétrons com de largura e instalado com o centro em um ponto de máxima densidade de probabilidade. Qual é a probabilidade de que o elétron seja detectado? a cada 1000 vezes que realizamos essa experiencia, quantas vezes, em média, o elétron será detectado?
Passo 1
Beleza, como a questão pede para a gente a probabilidade de detectarmos o elétron, vamos usar a equação de probabilidade:
Como a densidade de probabilidade é o quadrado da função de onda do elétron no poço, então:
Ficamos com:
Passo 2
Como o enunciado fala que o detector foi instalado no centro do poço, onde a densidade de probabilidade tem um ponto máximo, então vai ser:
Além disso, o elétron está no terceiro estado excitado, então (porque é o estado fundamental), e que é a largura do detector.
Agora que sabemos todos os valores que precisávamos para a equação do passo 1, a gente já pode calcular a probabilidade:
Podemos ver que a probabilidade nesse caso vai ser zero, porque simplificando aquela função seno:
Vemos que será zero, anulando todos os produtos.
Passo 3
Mas a questão diz que é um máximo de densidade de probabilidade, e ela não poderia ser zero. Então a gente pode dizer que a questão está errada, a situação que ela quer é o caso (segundo estado excitado), nesse caso, a equação de probabilidade fica:
O seno não vai zerar, e o resultado é:
Passo 4
(b) Fazendo a medição vezes, o número esperado para que a gente consiga detectar o elétron é: