A posição versus tempo para determinada partícula movendo-se ao longo do eixo x é mostrada na Figura P2.1. Encontre a velocidade média nos intervalos de tempo
- 0 a 2 s,
- 0 a 4 s,
- 2 s a 4 s,
- 4 s a 7 s e
- 0 a 8 s.
Passo 1
Faaala! Aqui a gente vai brincar de calcular , que é a variação no eixo vertical (ordenadas) pela variação no eixo horizontal (abscissas), beleza? E isso por quê?
Como precisamos da velocidade média, que é a variação do espaço em relação ao intervalo de tempo, se o espaço está no eixo e o tempo no eixo , a variação de pela variação de vai nos dar essa velocidade média!
Não tem muito mistério, é literalmente só olhar primeiro pro eixo , contabilizar a diferença entre os valores das ordenadas, depois fazer o mesmo no eixo , pras abscissas, e por fim calcular a razão entre os valores encontrados .
É exatamente assim que se calcula, por exemplo, nesse caso, a velocidade média de um corpo ou partícula em movimento unidimensional a partir de um gráfico. Bora lá?
a.Só observando o gráfico, a gente observa o intervalo entre os pontos e no eixo e verifica os valores de associados a esses valores, respectivamente. Nesse caso, valem e .
Com isso, vamos ter pra :
E pra :
Com isso, vai valer:
Agora só fazer pros próximos pontos, bem tranquilo!
Passo 2
b.Entre e temos:
Pra :
Com isso, vai valer:
Passo 3
c.Entre e temos:
Pra :
Com isso, vai valer:
Aqui, o sinal negativo representa que a partícula fez um movimento “pra trás”, retornando a posições anteriores.
Isso é representado no gráfico pelas curvas decrescentes, que é o caso desse intervalo!
Passo 4
d.Entre e temos:
Pra :
Com isso, vai valer:
De novo, aqui, uma velocidade média negativa. Ou seja, na média, a partícula recuou do trajeto original a uma velocidade de .
Passo 5
e.Entre e temos:
Pra :
Com isso, vai valer:
Como a partícula retornou ao ponto de partida após 8 segundos, a velocidade média, que é a média de todas as velocidades desenvolvidas no percurso, é nula, pra esse intervalo de tempo.
Resposta
a.
b.
c.
d.
e.