Um pulso isolado, cuja forma de onda é dada por h ( x - 5 t ) , com x em centímetros e t em segundo, é mostrado na figura para t = 0 . A escala do eixo vertical é definida por h = 2 . Qual é (a) a velocidade e (b) o sentido de propagação do pulso? (c) Plote h ( x - 5 t ) em função de x para t = 2 s . (d) Plote h ( x - 5 t ) em função de t para x = 10   c m .

Passo 1

  1. Aqui, como em toda questão de física, precisamos lembrar da teoria! Lembre-se que uma onda progressiva deve ser representada por uma equação y x , t = h ( k x ± ω t ) , tal que h representa qualquer função (qualquer mesmo). Nesse caso, a gente tem que k = 1   c m - 1 e ω = 5   r a d / s .
  2. Como v = λ × f = ω k , temos:

    v = 5   c m / s

    Passo 2

  3. Lembra que, sempre que o sinal de ω é negativo na equação da onda, isso quer dizer que ela se move no sentido positivo do eixo x ? Pois é o que ocorre nesse caso! A onda move-se no sentido positivo de x .
  4. Passo 3

  5. Veja que em t = 2 s a onda terá percorrido certo deslocamento horizontal para a direita igual a Δ x = 5 c m s × 2 s = 10 c m . Então, o desenho desse padrão de onda após esse intervalo de tempo pode ser representado pela imagem abaixo:
  6. Passo 4

  7. A parte mais à direita da onda atinge x = 10   c m em um intervalo de tempo igual a t = 10 c m - 4 c m 5 c m s = 1,2   s . Além disso, essa abscissa atinge um ponto de máximo quando t = 10 c m - 3 c m 5 c m / s = 1,4   s . Com base nisso, podemos plotar o seguinte gráfico:

Resposta

  1. 5 c m s
  2. + x
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Quando um projétil veloz, como uma bala ou um fragmento de bomba, atinge um colete moderno à prova de balas , o tecido do colete detém o projétil e impede a perfuração dispersando rapidamente a energi
O tipo de borracha usada em algumas bolas de beisebol e de golfe obedece a lei de Hooke numa ampla faixa de alongamentos.Uma tira desse material tem comprimento λ e massa m . Quando uma força F é apli
Uma onda senoidal é produzida em uma corda com uma massa específica linear de 2,0g / m . Enquanto a onda se propaga, a energia cinética dos elementos de massa ao longo da corda varia. A figura ( A ) m
a) Defenda a seguinte afirmação: “Em cada onda sonora senoidal, a variação da pressão dada pela Equação (16.4) atinge o valor máximo quando o deslocamento dado pela Equação (16.1) é igual a zero”. b)
A Figura 16.45 mostra a flutuação de pressão P de uma onda sonora não senoidal em função de x para t = 0 . A onda se propaga no sentido + x .a) Faça o gráfico da flutuação de pressão P em função de t