Desejamos lançar uma espaçonave da superfície da Terra de modo que ela também escape do sistema solar. a) Calcule a velocidade relativa ao centro com a qual ela deve ser lançada. Considere os efeitos gravitacionais do Sol e da Terra e inclua o efeito da velocidade orbital da Terra, mas despreze a resistência do ar. b) A rotação da Terra pode auxiliar a atingir esta velocidade de escape. Calcule a velocidade que a espaçonave deve possuir em relação à superfície da Terra se a espaçonave for lançada da Flórida no ponto indicado na Figura 12.37. A rotação da Terra em torno do seu eixo e seu movimento orbital em torno do Sol possuem o mesmo sentido de rotção. Em Cabo Canaveral um lançamento ocorre na latitude de ao norte do equador. c) A European Space gency (ESA) utiliza uma plataforma de lançamento Guiana Francesa (imediatamente ao norte do Brasil). Situada a ao norte do equador. Com que velocidade em relação à superfície da Terra deve uma espaçonave ser lançada da plataforma de lançamento na Guiana Francesa para que ela escape do sistema solar?
Passo 1
Opa, bora resolver esse problema! Nesse problema a gente vai lançar uma espaçonave da superfície da Terra de modo que ela também escape do sistema solar.
Temos que, na velocidade de fuga:
Na superfície da Terra, o satélite está a uma distância: do centro da Terra e a uma distância do Sol.
A velocidade orbital da Terra é , onde é o período orbital. A velocidade de um ponto na superfície da Terra em um ângulo do equador é:
onde é o período de rotação da Terra.
Passo 2
- A velocidade de escape será:
- A velocidade de rotação em Cabo Canaveral é
- Na Guiana Francesa, a velocidade de rotação é de ; portanto, a velocidade relativa à superfície da Terra é de .
Assumindo que a direção do lançamento é a direção do movimento da Terra em sua órbita, a velocidade relativa ao centro da Terra é:
Passo 3
então a velocidade relativa à superfície da Terra é de
Passo 4
A velocidade orbital da Terra é uma grande fração da velocidade de escape, mas a velocidade rotacional de um ponto na superfície da terra é muito menor.