Um skatista com seu skate pode ser modelado como uma partícula de massa , localizada em seu centro de massa, m acima do chão. Como mostrado na Figura P10.84, o skatista parte do repouso em uma posição agachada na ponta do halfpipe (ponto A). Este forma a metade de um cilindro de raio com seu eixo horizontal. Em sua descida, o skatista desloca-se sem atrito e se mantém agachado, de modo que seu centro de massa se move por um quarto de um círculo.
- Encontre sua velocidade no fundo do halfpipe (ponto B).
- Encontre seu momento angular em torno do centro de curvatura neste ponto.
- Imediatamente após passar do ponto B, ele se levanta e ergue seus braços, elevando seu centro de gravidade para acima do concreto (ponto C). Explique por que seu momento angular é constante nessa manobra, ao passo que a energia cinética de seu corpo não é.
- Encontre sua velocidade imediatamente após ele se levantar.
- Quanta energia química nas pernas do skatista foi convertida em energia mecânica no sistema skatista-Terra quando ele se levantou?
Passo 1
E aiii gente, tudo bem com vocês?
Vamos fazer uma questãozinha aqui?
Vem comigo!
Letra a:
Passo 2
Letra b:
Em sua direção ao longo do eixo do canal.
Passo 3
Letra c:
As rodas de seu skate impedem qualquer força tangencial de agir sobre ele. Então, nenhum torque sobre o eixo do canal atua nele e seu momento angular é constante. As pernas dele convertem energia química em energia mecânica. Eles trabalham para aumentar sua energia cinética. A força normal atua na direção para cima, perpendicular à direção do movimento do skatista.
Passo 4
Letra d:
:
Passo 5
Letra e:
Resposta
- As rodas de seu skate impedem qualquer força tangencial de agir sobre ele. Então, nenhum torque sobre o eixo do canal atua nele e seu momento angular é constante. As pernas dele convertem energia química em energia mecânica. Eles trabalham para aumentar sua energia cinética. A força normal atua na direção para cima, perpendicular à direção do movimento do skatista.