Suponha que tivéssemos feito A = 0 na Eq. 38-17 e chamado B de ψ 0 . (a) Qual seria a função de onda resultante? (b) Haverá alguma modificação na Fig. 38-12?

Passo 1

Nas equações 38-17 e 38-18, tínhamos

Ψ x , t = A e i ( k x - ω t ) + B e - i ( k x + ω t )

Fazendo A = 0 e B = ψ 0 :

Ψ x , t = ψ 0 e - i ( k x + ω t ) = ψ 0   e - i k x   e - i ω t

Isso representa uma onda se propagando no sentindo negativo do eixo x .

Passo 2

Para achar a densidade de probabilidade, tomamos

Ψ 2 = Ψ * ⋅ Ψ = ψ 0 2

Portanto, a densidade de probabilidades não muda e o gráfico da figura 38-12 também não muda!

Resposta

Ψ x , t = ψ 0 e - i ( k x + ω t )

Não muda.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Demonstre que a Eq. 38-17 é uma solução da Eq. 38-16 substituindo ψ ( x ) e a derivada segunda de ψ ( x ) na Eq. 38-16 e mostrando que o resultado é uma identidade.
Mostre que o número de onda angilar k de uma partícula livre não relativística de massa m pode ser escrito na forma k = 2 π 2 m K h , onde K é a energia cinética da partícula.
(a) Seja n = a + i b um número complexo, onde a e b são números reais. Mostre que o produto n n * é um número real positivo. (b) Seja m = c + i d outro número complexo. Mostre que n m = n ⋅ | m | .
A função ψ ( x ) da eq. 38-19 descreve uma partícula livre para a qual supusemos que U x = 0 na equação de Schrodinger (Eq. 38-15). Suponha que U x = U 0 onde U 0 é uma constante. Mostre que a Eq. 38-
(a) Escreva a função de onda ψ ( x ) da Eq. 38-19 na forma ψ x = a + i b , onde a e b são números reais. (b) Escreva a função de onda onda dependendte do tempo Ψ ( x , t ) associada a ψ ( x ) .