P1 de Física 1 da UNICAMP - 2014.2 Noturno
Física 1 - UNICAMP
A velocidade escalar de um carro em uma pista reta é dada pela expressão:
Onde é medido em segundos e é medido em . Qual é a distância percorrida pelo carro no intervalo de tempo de a ?
a)
b)
c)
d)
e) nenhuma destas
Ver solução completaUma menina se encontra de pé sobre uma balança presa ao chão de um elevador. A escala da balança mostra o menor valor quando o elevador:
Obs.: a opção foi removida para evitar que tenham duas opções corretas.
a) se move para cima com velocidade crescente em módulo.
c) permanece parado.
d) se move para baixo com velocidade crescente em módulo.
e) nenhuma destas.
Ver solução completaUm projétil se move para cima descrevendo uma trajetória parabólica sujeito à força gravitacional da Terra. A força gravitacional da Terra sobre o projétil e a força da gravidade do projétil sobre a Terra formam um par de ação e reação. Qual das alternativas abaixo a respeito do projétil está correta? Despreze a resistência do ar.
a) O projétil deve estar em equilíbrio uma vez que as forças para cima cancelam as forças para baixo.
b) O projétil se acelera em direção à Terra porque a força da gravidade agindo no projétil é maior do que a força da gravidade agindo na Terra.
c) O projétil acelera em direção à Terra porque a força de gravidade no projétil é a única força agindo no projétil.
d) O projétil se distancia da Terra porque a força que empurra o projétil para cima é maior que a força da gravidade agindo no projétil.
e) nenhuma destas.
Ver solução completaUm objeto de massa se move em uma trajetória curvilínea, como na figura abaixo. Qual dos diagramas abaixo representa a combinação correta da força atuando no objeto, sua velocidade e sua aceleração , no ponto considerado?
Ver solução completaUma vassoura de massa é empurrada por um chão áspero horizontal com uma força de magnitude aplicada com um ângulo , como mostrado acima. O coeficiente de atrito entre a escova e o piso é . A força de atrito sobre a vassoura tem magnitude:
a)
b)
c)
d)
e)
Ver solução completaUma grande bola de praia é solta do teto de um ginásio. Sem desprezar a resistência do ar, qual dos seguintes gráficos melhor representa sua velocidade em função do tempo antes da bola tocar o solo do ginásio localizado a abaixo?
Ver solução completaUma pequena caixa de massa é colocada em cima de uma caixa maior de massa como mostrado na figura. Quando uma força é aplicada na caixa grande, ambas as caixas se movem para a direita com a mesma aceleração. Supondo que o coeficiente de atrito entre todas as superfícies é , qual é a força atuando na massa menor?
a)
b)
c)
d)
e)
Ver solução completaUma bola balança livremente para frente e para trás formando um arco que passa do ponto até o ponto , como mostrado na Figura. O ponto é o ponto mais baixo do caminho. O ponto está localizado metros acima de , enquanto que o ponto está metro acima do ponto . A resistência do ar é desprezível.
Se a energia potencial é zero no ponto , onde as Energias Cinética e Potencial da bola serão iguais?
a) No ponto
b) Em algum momento entre e
c) No ponto
d) Em algum momento entre e
e) No ponto
Ver solução completaUma bola balança livremente para frente e para trás formando um arco que passa do ponto até o ponto , como mostrado na Figura. O ponto é o ponto mais baixo do caminho. O ponto está localizado metros acima de , enquanto que o ponto está metro acima do ponto . A resistência do ar é desprezível.
A velocidade da bola no ponto é aproximadamente:
a)
b)
c)
d)
e)
Ver solução completaUm disco que gira com velocidade angular é freado uniformemente com desaceleração angular até atingir o repouso. Durante a frenagem ele executa uma revolução. Outro disco, idêntico ao primeiro, tem velocidade angular é freado com uma desaceleração . O número de revoluções que ele executa até atingir o repouso é:
a)
b)
c)
d)
e)
Ver solução completaDuas rodas, uma de raio e outra de raio , são fixadas uma sobre à outra de modo concêntrico e são livres para rodar em torno de seu eixo de simetria. Como mostrado abaixo, quatro forças são exercidas tangencialmente às rodas.
Qual é a magnitude do torque resultante?
a) zero
b)
c)
d)
e)
Ver solução completaUm ioiô é pendurado ao teto por um fio que não possui massa nem atrito. Ele é liberado verticalmente a partir do repouso como mostra a figura. O seu centro de massa cai de uma altura em relação a sua altura inicial e, durante a queda, o seu centro de massa move-se verticalmente. A afirmativa correta sobre a dinâmica do ioiô durante a queda é:
a) tração do fio varia linearmente com o tempo durante a sua queda.
b) em relação ao centro de massa do ioiô o torque resultante é nulo.
c) em relação ao centro de massa do ioiô o torque da tração é nulo.
d) o torque resultante devido às forças peso e tração sobre o ioiô é constante.
e) a força peso não realiza trabalho sobre o ioiô.
Ver solução completaUm sistema é formado por dois corpos, um com massa e o outro com massa , que estão ligados por uma haste rígida sem massa de comprimento . Como mostrado na figura, o sistema pode girar ao redor de um eixo horizontal que atravessa o “Pivot Point”. O sistema está sob a ação da aceleração da gravidade . Quando o sistema é liberado, a haste começa a rodar com uma aceleração angular cuja magnitude é:
a)
b)
c)
d)
e)
Ver solução completaUm quadrado de massa e de lados de comprimento , tem um momento de inércia , quando rodado em torno de um eixo perpendicular à sua superfície, e que passa por uma de suas extremidades, como mostrado na figura. Agora, uma partícula, também de massa está ligada a um canto do quadrado, como mostrado. Qual é o novo momento de inércia do sistema sobre o mesmo eixo de rotação?
a)
b)
c)
d)
e)
Ver solução completaDois blocos estão ligados por um fio leve que passa por uma roldana de massa desprezível e sem atrito. O bloco de massa está sobre uma superfície lisa sem atrito, preso a uma mola de constante elástica , que por sua vez se prende ao bloco de massa . O sistema é solto, a partir do repouso, com a mola sem qualquer deformação.
a) Faça na figura acima um diagrama das forças atuando nos blocos em algum momento após o sistema ser solto.
b) Através do teorema de trabalho-energia, calcule quanto o sistema se desloca até ficar momentaneamente em repouso novamente.
c) Calcule a velocidade do bloco 2 quando este se deslocou a partir do ponto inicial, quando os blocos estão em repouso.
Ver solução completa