1º EE de Física 2 da UFPE - 2019.1
Física 2 - UFPE
A figura abaixo ilustra um cubo de aresta e massa , totalmente imerso em um fluido de densidade constante . O cubo é suspenso por um fio inextensível, como mostrado na figura. No local, a aceleração da gravidade é constante e igual a , e aponta para baixo (na direção paralela ao fio), enquanto a pressão do ambiente é a pressão atmosférica, que também é constante e igual a . Nestas condições, calcule:
(a) O módulo da força de empuxo a que o cubo está submetido.
(b) O módulo da força de tensão no fio.
(c) A pressão na face inferior do cubo.
Ver solução completaA figura abaixo ilustra um satélite de massa que está em movimento em uma órbita elíptica ao redor de um planeta de massa . O planeta encontra-se localizado em um dos focos da elipse (ponto ). As distâncias mínima e máxima entre o planeta e o satélite são, respectivamente, (distância entre o foco e o ponto , chamado periélio) e (distância entre o foco e o ponto , chamado afélio). Nestas condições:
(a) Determine a razão entre a energia mecânica do sistema no ponto e a energia mecânica no ponto , isto é, .
(b) Calcule o módulo das velocidades do satélite nos pontos e .
Ver solução completaUma escada de massa apoia-se numa parede vertical numa região onde a aceleração da gravidade é constante. A extremidade superior da escada está a uma altura do chão, e a distância da extremidade inferior da escada à parede também é . (veja a figura abaixo). Na situação I, não existe atrito entre a escada e a parede, mas existe atrito entre a escada e o chão. Já na situação II, existe atrito entre a escada e a parede, e também entre a escada e o chão. Onde há atrito, temos um coeficiente de atrito estático dado por , sendo . Em ambas as situações (I e II), a escada encontra-se em equilíbrio estático, mas está na eminência de escorregar. Nestas circunstâncias, calcule:
(a) O valor do coeficiente de atrito estático na situação I.
(b) O valor do coeficiente de atrito estático na situação II.
Ver solução completa