2º EE de Física 2 da UFPE - 2017.2
Física 2 - UFPE
Um jato voando a uma altitude de 100 m produz, no solo, um ruído com nível sonoro de 100 dB.Vamos supor que a fonte sonora é uma fonte pontual e isotrópica. Lembre-se que o limite inferior da faixa de audição humana é 10-12 W/m2.
(a) Calcule a potência (em W = J/s) do som produzido pelo jato. Deixe sua resposta em função de .
(b) Qual é a menor altitude que esse jato deve voar para que o ruído no solo não ultrapasse 120 dB, o limiar da dor?
Ver solução completaUma esfera homogênea com 0,5 kg de massa está livre para girar em torno de um eixo vertical que passa pelo seu centro. Uma mola de constante elástica k = N/m é ligada horizontalmente entre a borda da esfera no plano do equador e uma parede fixa. A figura ao lado mostra a vista de topo da esfera e da mola na sua posição de equilíbrio. Determine o período das pequenas oscilações que acontecem quando a esfera é levemente girada no plano do equador e em seguida liberada. Dado:
Ver solução completaUma onda estacionária é visualizada num fio de comprimento L, sua frequência é f1 e ela está no 1º harmônico. Analise as seguintes proposições e marque a alternativa que contém apenas proposições verdadeiras.
I - Uma possível expressão para a forma dessa onda estacionária é dada por:
Onde A é a amplitude de oscilação, λ o comprimento de onda e ф uma constante de fase.
II - Para visualizar o 2º harmônico a frequência será f2 = 2f1;
III - Seja λ1 o comprimento de onda do 1º harmônico. O comprimento de onda λ3 do 3º harmônico é λ3 = λ1/3.
IV - A velocidade de propagação da onda no 2º harmônico é o dobro da velocidade no 1º harmônico;
V - Caso a tensão no fio seja dobrada, a frequência da onda no 1o harmônico será dada por 2f1;
VI - Caso a tensão no fio seja dobrada, a velocidade de propagação da onda no 1º harmônico será dobrada.
a) Nenhuma;
b) Todas;
c) III, IV, V;
d) II, V, VI;
e) I, III, VI;
f) I, II, IV, V;
g) I,II, III, IV;
h) I, IIe III.
Ver solução completaDuas ondas senoidais idênticas, com períodos T, propagam-se no mesmo sentido. A segunda onda se origina no mesmo ponto que a primeira, mas depois de um certo intervalo de tempo. Sabendo que a amplitude da onda resultante é a mesma que a de cada uma das duas ondas individualmente, qual o intervalo mínimo de tempo possível entre os momentos de início das duas ondas?
a)
b)
c)
d)
e)
f)
g)
h)
Ver solução completaConsidere um bloco de massa M preso a uma mola de constante elástica k. O bloco se encontra em repouso quando um objeto de massa m e velocidade v o atinge e se aloja no bloco. Após a colisão, a mola se alonga e o sistema realiza um movimento harmônico simples (MHS). Desprezando a compressão da mola durante a colisão e assumindo t = 0 o instante imediatamente após a colisão, marque a alternativa correta que descreve a solução x(t) do MHS resultante.
a)
b)
c)
d)
e)
f)
g)
h)
i)
Ver solução completa