3º EE de Física 2 da UFPE - 2014.2
Física 2 - UFPE
Uma amostra de gás passa pelo ciclo mostrado no diagrama da figura abaixo. O trabalho realizado no ciclo é . Ao longo da trajetória a variação da energia interna é e o trabalho realizado é Ao longo da trajetória o calor absorvido pelo gás é . Podemos afirmar que o calor transferido nas trajetórias são, respectivamente:
a) ;
b) ;
c) ;
d) ;
e)
Ver solução completaA figura abaixo é o diagrama do ciclo de uma máquina que faz uso de de um gás ideal monoatômico. Os processos são adiabáticos, enquanto são processos a pressão constante (isobáricas). Sejamas temperaturas nos estados , respectivamente. Para as questões abaixo, expresse seu resultado em termos das temperaturas, da constante dos gases, , e do número de moles, .
- Calcule o calor trocado em cada etapa do ciclo e o trabalho total realizado no ciclo.
- Calcule a eficiência de uma máquina operando neste ciclo fazendo uso de um gás ideal.
- Calcule a variação da entropia do gás em cada etapa do ciclo.
Considere as seguintes afirmativas:
I. Na expansão livre de um gás ideal, que passa de um volume para um volume , a temperatura e a energia interna permanecem as mesmas, mas a entropia aumenta;
II. Na expansão lenta de um gás ideal ao longo de uma isoterma não há troca de calor e a entropia permanece constante;
III. Quando dois corpos inicialmente em temperaturas diferentes são colocados em contato térmico, mantidos isolados do resto do universo, o calor total trocado entre os corpos é nulo e a entropia não varia;
IV. Na expansão lenta de um gás ideal ao longo de uma adiabática não há troca de calor e a entropia do gás permanece constante;
V. A passagem de um sistema isolado de um estado de menor entropia para outro de maior entropia é um processo irreversível;
Podemos afirmar que são verdadeiras as afirmativas:
O bloco de material condutor térmico da figura abaixo tem a forma de um paralelepipedo de base quadrada de lado e comprimento . Este bloco é usado para conduzir calor entre dois reservatórios térmicos com temperaturas . Considere as duas configurações em que o bloco pode ser usado, conforme mostrado na figura.
A razão entre as potências térmicas conduzidas para as configurações dada por , vale:
Considere o ciclo mostrado na figura abaixo em que um gás ideal passa pelos estados . Em quais etapas o gás cede calor, isto é, ?
Um cilindro de paredes adiabáticas é dividido em duas partições por um pistão móvel de área , também adiabático. As partições são preenchidas por moles do gás 1 e moles do gás 2, respectivamente. Ambos os gases são ideais e monoatômicos. A base do cilindro contendo o gás 1 é condutora térmica e encontra-se em contato com um reservatório térmico à temperatura , conforme indicado na figura abaixo. Inicialmente o pistão encontra-se em equilíbrio no centro do cilindro, dividindo-o em dois volumes iguais a :
- Determine a temperatura inicial do gás 1 e do gás 2.
- Suponha agora que o pistão é deslocado lentamente por um agente externo até reduzir o volume do gás 2 à metade (). Qual a força exercida pelo agente externo na situação final deste processo?
- Calcule o calor total recebido pelo gás 1 para o processo descrito no ítem (b).