P1 de Física 2 da UNICAMP - 2017.2 (diurno)
Física 2 - UNICAMP
O satélite 1 está em uma certa órbita circular em torno de um planeta, enquanto o satélite 2 está em uma órbita circular de raio maior em torno do mesmo planeta. Considere as seguintes afirmações:
1) O satélite 2 tem o maior período.
2) O satélite 2 tem o menor período.
3) O satélite 1 tem a maior velocidade.
4) O satélite 1 tem a menor velocidade.
5) Os dois satélites têm o mesmo período e a mesma velocidade.
A(s) informação(ões) correta(s) é(são):
a) e ;
b) e ;
c) e ;
d) ;
e) e ;
Ver solução completaDuas barras são feitas de latão e têm o mesmo comprimento. A seção reta de uma das barras é circular, com diâmetro . A outra tem seção reta quadrada, com lado . As barras pendem verticalmente de um suporte e têm um bloco de massa pendurado na extremidade inferior. Qual das duas barras sofre um alongamento maior, causado pela presença do bloco?
a) a barra de seção reta circular;
b) a barra de seção reta quadrada;
c) as duas barras sofrem o mesmo alongamento;
d) não é possível responder sem conhecer os valores numéricos de a e de m;
e) não é possível responder sem conhecer o comprimento das barras;
Ver solução completaA figura mostra três arranjos das mesmas partículas idênticas, com três delas colocadas sobre um arco de circunferência de raio , e a quarta colocada no centro do arco. Ordene os arranjos de acordo com o módulo da força gravitacional resultante que age sobre a partícula central devido às outras três partículas, começando pela maior.
(a) c, b, a;
(b) c, a, b;
(c) b, c, a;
(d) b, a, c;
(e) c, depois a e b empatados;
Ver solução completaUma escada homogênea com de peso está apoiada em uma parede vertical sem atrito. A base da escada está apoiada no solo e uma estaca presa ao solo a impede de escorregar. A escada faz um ângulo de com a horizontal. A força que a escada exerce sobre a parede é de aproximadamente:
(a) ;
(b) ;
(c) ;
(d) ;
(e) ;
Ver solução completaUm fio com de comprimento e de diâmetro sofre um alongamento de quando submetido a uma força de em uma das extremidades, com a outra extremidade fixa. Se um fio exatamente igual, exceto pelo fato de que possui um comprimento de , for submetido à mesma força, qual será a dilatação?
a) ;
b) ;
c);
d) ;
e) ;
Ver solução completaO sistema mostrado na figura está em equilíbrio estático. A haste, de comprimento e massa , é mantida na posição vertical. O topo da haste é preso a uma parede vertical por um fio e uma força é aplicada ao ponto médio da haste. O coeficiente de atrito estático entre a haste e a superfície horizontal é . Qual é a máxima força que pode ser aplicada para que a barra ainda permaneça em equilíbrio estático?
a) ;
b) ;
c) ;
d) ;
e) ;
Ver solução completaUm aquário tem comprimento C, largura L e altura A. Os lados do aquário são feitos de vidro de espessura d. Se você fosse projetar um aquário de comprimento 5C, largura 5L e altura A, usaria vidro de que espessura?
a) d;
b) 5d;
c) √5𝑑
d) 10d;
e) 25d;
Ver solução completaA água flui suavemente em um cano horizontal. A figura mostra a energia cinética K de um elemento de água que se move ao longo de um eixo x paralelo ao eixo do cano. Ordene as seções A, B e C de acordo com o raio do cano, do maior para o menor.
a) B, C, A;
b) B, A, C;
c) A, C, B;
d) A, B, C;
e) C, B, A;
Ver solução completaUm objeto de 210 g perde aparentemente 30 g ao ser imerso em um líquido de densidade 2,0g/cm3. A densidade do objeto é:
a) 14 g/cm3;
b) 7,0 g/cm3;
c) 3,5 g/cm3;
d) 1,4 g/cm3;
e) 2,8 g/cm3;
Ver solução completaA água é bombeada através da mangueira mostrada abaixo, de um nível mais baixo (1) para um nível mais alto (2). Comparada com a água no ponto 1, a água no ponto 2:
a) tem maior velocidade e menor pressão;
b) tem maior velocidade e maior pressão;
c) tem menor velocidade e menor pressão;
d) tem menor velocidade e maior pressão;
e) tem maior velocidade e a mesma pressão;
Ver solução completaA figura mostra um sifão, que é um tubo usado para transferir líquidos de um recipiente para outro. O tubo ABC deve estar inicialmente cheio e nesta condição o líquido escoa pelo tubo até que a superfície do líquido no recipiente esteja no mesmo nível que a extremidade A do tubo. O líquido tem uma massa específica de 1000 kg/m³ e viscosidade desprezível. As distâncias mostradas na figura são h1= 25 cm e h2= 45 cm. Considere a área da seção reta do sifão constante.
a)Determine o módulo da velocidade do líquido no ponto C.
b)Se a pressão atmosférica é 1x105Pa, qual é a pressão do líquido em B, o ponto mais alto do tubo?
c)Teoricamente, até que altura máxima h1esse sifão pode fazer a água subir?
Ver solução completaUm corpo de massa é lançado da superfície da Terra. Seja a massa da Terra e o raio da Terra. Despreze a resistência do ar.
a) Qual a velocidade mínima requerida para mandar o projétil a uma altura de acima da superfície da Terra? Dê sua resposta em função de , e , onde é a constante gravitacional.
b) Considere agora a situação onde o projétil se mantém em órbita circular em torno da Terra a uma altura de acima da superfície. Calcule o módulo da velocidade do projétil. Dê sua resposta em função de , e .
c) Agora, calcule o módulo da velocidade de lançamento(a partir da superfície) necessária para que o projétil se mantenha em órbita circular a uma altura de acima da superfície terrestre. Dê sua resposta em função de , e .
Ver solução completa