P2 de Física II da UFF - 2019.2
10 - Sobre campos magnéticos, marque a única alternativa alterna verdadeira.
- As linhas de campo magnético têm sua origem nas cargas magnéticas, conhecidas como monopólios magnéticos.
- Monopolos magnéticos existem em abundância na Natureza. Sem eles o que conhecemos por carga elétrica não existiria.
- Até o momento, não há evidência experimental da existência de monopolos magnéticos. As fontes mais básicas de campo magnético são os dipolos magnéticos.
- As linhas de campos magnético são sempre paralelas às correntes elétricas.
- Imãs permanentes produzem campos magnéticos, pois possuem monopolos magnéticos.
9 - Uma espira circular de raio transporta uma corrente constante. Marque o gráfico que melhor descreve a quantidade , onde B é o módulo do campo magnético produzido ao longo do eixo de simetria do sistema.
Ver solução completa1 - Uma lâmpada com resistência é conectada a uma bateria de fem e resistência interna . Se é a potência total dissipada no circuito e a potência dissipada na lâmpada, a razão vale:
5 - Uma densidade de corrente uniforme circula através de um fio de comprimento quando conectado aos terminais de uma pequena bateria ideal com fem . Qual a resistividade ⍴ do material do fio?
2 - Os resistores Ôhmicos 1 e 2 (com ) são conectados em série, através de fios ideais, a uma bateria de fem . Sabe-se que os resistores apresentam geometria cilíndrica com mesmos comprimento e área de seção reta: e . Sendo e as conduvidades dos materiais, e os campos elétricos no interior dos resistores, e as densidades de corrente nos resistores, é CORRETO afirmar que:
12 - Ainda sobre o circuito da questão anterior (reproduzido aqui), o vetor que melhor descreve o campo magnético no ponto C é:
Ver solução completa13 - Para que uma determinada engenhoca funcione corretamente é necessário que uma bobina de raio transportando uma corrente de seja imersa em um campo magnético constante . Contudo, também é necessário que o campo magnético no centro da bobina seja nulo. Para isso, precisamos garantir que:
- O campo magnético produzido pela bobina esteja alinhado paralelamente ao campo magnético B e que a bobina possua espiras.
- O campo magnético produzido pela bobina seja transversal ao campo magnético B e que a bobina possua espiras.
- O campo magnético produzido pela bobina esteja alinhado antiparalelamente ao campo magnético B e que a bobina possua espiras.
- O campo magnético produzido pela bobina esteja alinhado paralelamente ao campo magnético B e que a bobina possua espiras.
- O campo magnético produzido pela bobina esteja alinhado antiparalelamente ao campo magnético B e que a bobina possua espiras.
7 - A lâmpada da figura abaixo dissipa uma potência quando uma corrente de a atravessa. Se, qual a diferença de potencial elétrico entre os pontos A e B, , nessa situação?
15 - A figura ao lado mostra uma espira transportando uma corrente e o campo magnético produzido. Sobre esse sistema, podemos afirmar que:
- O momento de dipolo está orientado para cima e o polo norte está abaixo da espira.
- O momento de dipolo está orientado para cima e o polo norte está acima da espira.
- É impossível resolver esta questão sem saber a orientação da corrente .
- O momento de dipolo está orientado para baixo e o polo norte está acima da espira.
- O momento de dipolo está orientado para baixo e o polo norte está abaixo da espira.
6 - O amperímetro mostrado na figura está configurado para medições de corrente com valor máximo de (correntes acima desse valor danificam o amperímetro). Se uma corrente chega ao circuito, qual o valor limite da resistência , colocada em paralelo ao amperímetro, para que o amperímetro funcione adequadamente? Use para a resistência interna do amperímetro.
4 - Um capacitor é carregado até armazenar uma energia de . Ao ser descarregado através de uma resistência , qual a máxima corrente que circula no circuito?
14 - Um capacitor de capacitância e, inicialmente, totalmente carregado com carga , é descarregado através de um resistor de resistência através de fios ideais (Veja a figura ao lado). O campo magnético muito próximo do fio inferior (ou seja, a uma distância muito pequena do fio quando comparada ao seu comprimento) decairá a metade após:
11 - O circuito ao lado transporta uma corrente . Considere as seguintes afirmações:
(I) As porções AH e JD não contribuem para o campo magnético produzido no ponto C.
(II) As porções semicirculares HJ e DA não contribuem para o campo magnético produzido no ponto C.
(III) A maior contribuição para o campo magnético produzido no ponto C vem da porção semicircular DA.
(IV) A maior contribuição para o campo magnético produzido no ponto C vem da porção semicircular HJ.
Destas quatro afirmações, as corretas são:
- (I) e (III).
- Todas.
- Nenhuma.
- (I) e (IV).
- (I), (II) e (IV).
8 - Dois fios retilíneos muito longos transportam uma corrente (a mesma nos dois fios), conforme figura. O ponto P é equidistante de ambos os fios. O campo magnético no ponto P vale
- apontando para dentro da folha.
- apontando para fora da folha.
- apontando para fora da folha.
- apontando para dentro da folha.
- Zero.