Enunciado
Mecânica e Resistência dos Materiais - Mecânica para Engenharia: Dinâmica Volume 2 - 6ª Edição - James L. Meriam, L. Glenn Kraige- Ed: 6º - Capítulo 7.11 - Ex. 113
113. A haste uniforme de possui uma massa de e está soldada em seu centro ao disco circular uniforme com de raio, que possui uma massa de . A unidade recebe uma velocidade de giro no sentido mostrado. Observa-se que o eixo da haste oscila através de um ângulo total de . Calcule a velocidade angular de precessão e determine se é ou .
Passo 1
Primeiramente, vamos tratar de esboçar nosso sistema em relação a um eixo de coordenadas tridimensionais. O porquê de fazermos isso, é justamente o fato de verificar em relação a qual eixo estará nosso momento de inércia.
Com essa figura, já dá para perceber que devemos calcular os momentos de inércia em relação a dois eixos, para , que chamaremos de e para , que chamaremos de . Vamos aos cálculos.
Primeiramente vamos determinar o momento de inércia em relação ao eixo , da haste e da roda respectivamente:
E substituindo os valores numéricos correspondentes, obtemos que:
Agora vamos determinar o momento de inércia em relação ao eixo , da haste e da roda respectivamente:
O momento de inércia da haste em relação ao eixo , nós podemos aceitar zero, porque como precisaremos do raio da haste que obviamente a questão não fornece, iremos considera-lo desprezível. Voltando ao que interessa, vamos substituir os valores numéricos correspondentes nas nossas equações anteriores:
Passo 2
Obtidos os nossos momentos de inércia, bora tratar de usar a fórmula que relaciona a velocidade de precessão , com o ângulo de giro e o próprio giro . Ela tem a seguinte cara:
E esses e , felizmente nós já determinamos. é o momento em relação ao eixo, em relação ao qual o nosso sistema está girando ou seja , e como a haste não gira em relação ao eixo , só pode ser . Bora então, calcular o valor dessa precessão com os valores que já conhecemos:
Passo 3
E como saber se a precessão é direta ou retrógrada? Bom! Isso nós meio que praticamente já fizemos.
Sabemos que o valor de é dado por:
E o valor de é dado por:
Com isso, tiramos que o valor de é maior que . Isso implica que a precessão é direta, de modo que o único forma que seja satisfeita tal condição é que a precessão seja , com sentido de giro anti-horário.