3/49) O pequeno bloco A de 2   k g desliza para baixo na trajetória curva e passa pelo ponto mais baixo B com uma velocidade de 4   m / s . Se o raio de curvatura da trajetória em B é de 1,5   m , determine a força normal N exercida sobre o bloco pela trajetória neste ponto . É necessário o conhecimento das propriedades de atrito?

Passo 1

Bom galera, a primeira coisa que devemos fazer para resolver um exercício como esse é analisar as forças que atuam sobre o corpo . Utilizando o princípio do somatório das forças concorrentes , temos que :

∑ F n = m a n

Como a aceleração é normal à trajetória, temos que :

N - m g = m v 2 ρ

Passo 2

Agora basta substituirmos os valores que já conhecemos para acharmos a força normal :

N - 2 9,81 = 2 4 2 1,5

N = 41   N   p a r a   c i m a

Qualquer atrito/fricção existente não entraria na equação da força normal .

Resposta

N = 41   N   p a r a   c i m a

Qualquer atrito/fricção existente não entraria na equação da força normal .

E aí , topa fazer mais exercícios com a gente?

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Se o foguete deve pousar na superfície do planeta, determine a velocidade escalar de voo livre necessária que ele dever ter em A ' de maneira que ele atinja o planeta em B . Quanto tempo leva para o f
Se o foguete deve pousar na superfície do planeta, determine a velocidade escalar de voo livre que ele deve ter em A ' de maneira que o pouso ocorra em B . Quanto tempo o foguete leva para pousar, ind
Resolva o Problema 13.114 se o braço tem aceleração angular de θ ¨ = 2r a d / s 2 quando θ ˙ = 3r a d / s a θ = 30 ° .
Determine a velocidade escalar constante do satélite S de maneira que ele circule a Terra com uma órbita de raio r = 15M m . Dica: utilize a Equação 13.1.
O satélite está em uma órbita elíptica tendo uma excentricidade de e = 0,15 . Se a sua velocidade no perigeu é v P = 15M m / h , determine a sua velocidade no apogeu A e o período do satélite.